

O lançamento do projeto-piloto do Planejamento Espacial Marinho na Região Marinha Sul do Brasil (PEM-Sul) ocorreu no dia 25 de abril, a bordo do Navio-Patrulha Benevente, no Cais Mauá, em Porto Alegre-RS. Este evento crucial reuniu diversos setores ligados ao mar para discutir os desafios na alocação temporal e espacial das atividades humanas realizadas no mar, para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais, conferindo segurança jurídica e sustentabilidade nos atuais e futuros usos do mar.
O PEM é uma ação decorrente do compromisso assumido pelo país na Conferência das Nações Unidas na Década do Oceano, em 2017. Na ocasião, o Vice-Almirante Fonseca Júnior enfatizou que o PEM-Sul é uma iniciativa estratégica que não apenas ordena o uso econômico do mar, mas também ajuda a preservar o meio ambiente. É uma ferramenta vital para a soberania nacional sobre o espaço, garantindo que as gerações futuras possam desfrutar e se beneficiar das riquezas do mar.
O simpósio contou com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior, do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, da Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, e de representantes de entidades e organizações envolvidas no projeto, como UFRGS, FURG, governo do Estado do RS, Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), BNDES e a empresa Codex.