MB RECEBE 3,5 MIL VISITANTES DURANTE 41ª EXPOINTER

A Marinha do Brasil (MB) participou, de 25 de agosto a 2 de setembro, da 41ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. O evento é realizado anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS.
O estande da MB, que reuniu Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval, recebeu cerca de 3.500 visitantes durante os nove dias da Feira.
No local, o público pôde conhecer equipamentos utilizados por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais; do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e da Estação Naval do Rio Grande; obter informações sobre as formas de ingresso na MB; e conhecer as atividades realizadas pela Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) em prol da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica em sua área de jurisdição.
A principal atração do estande foi o simulador de manobra de navio que permitiu aos visitantes simular a condução dos Navios Patrulhas Babitonga e Benevente, tais como a atracação e desatracação; navegação; e resgate de homem ao mar, em cenários como o Canal da Barra de Rio Grande-RS e Baía de Guanabara, situada no Rio de Janeiro.
O simulador é utilizado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, como ferramenta interna de treinamentos, com a finalidade de realizar a instrução e qualificação da tripulação dos navios, utilizando a tecnologia de realidade virtual. O militar tem a oportunidade de se familiarizar, em terra, com os procedimentos operativos. A possibilidade de alterações nas condições ambientais, tais como: efeitos de vento e corrente, visibilidade, chuva e estado do mar. Tornam os exercícios simulados mais realísticos em proveito das atividades realizadas no mar.