

Em 20 de março, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou voo de adestramento de operação com o dispositivo Bambi Bucket, equipamento desenvolvido para combate a incêndios florestais, em aproveitamento ao Estágio Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (E-B-PCIF-01/2024). O Esquadrão HU-51, operando com helicópteros equipados com o Bambi Bucket, pode ser requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente para combater incêndios florestais.
O Bambi Bucket é um equipamento que permite ao helicóptero coletar água de fontes próximas, como lagos ou rios, e despejá-la sobre os focos de incêndio. Isso ajuda a extinguir o fogo ou a reduzir sua propagação, especialmente em áreas sensíveis onde o acesso terrestre pode ser difícil. Essa é uma técnica comum e eficaz utilizada em operações de combate a incêndios florestais em todo o mundo.
O treinamento visou o aprimoramento técnico do efetivo do Esquadrão diretamente envolvido com este tipo de operação, ou seja, os pilotos, o operador do Bambi Bucket (também conhecido como "Fiel") e a equipe de apoio de solo, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades ligadas às táticas de combate a incêndio.
Durante este treinamento, é viável avaliar a eficácia de cada lançamento, levando em conta diversos elementos como o vento, a altitude e a velocidade da aeronave. Outros fatores também afetam diretamente a condução da missão, como temperatura e umidade, impondo restrições técnicas às aeronaves.
Na ocasião, o adestramento foi realizado na Ilha do Terrapleno de Leste em Rio Grande – RS sobre um tonel com fogo controlado, e possibilitou a requalificação de quatro pilotos e de três operadores, mantendo a prontidão do “Albatroz” para apoiar no combate e prevenção a incêndios.