
No dia 5 de março, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) recebeu representantes de um centro de reabilitação de dependentes químicos do município do Rio Grande-RS, o Exército da Salvação. Com objetivo de levar ao conhecimento da tropa as situações enfrentadas por aqueles que superaram as adversidades da dependência química, os palestrantes apresentaram uma perspectiva real e extremamente prejudicial sobre as consequências que o uso de entorpecentes pode causar.
A iniciativa, além de promover a conscientização sobre os riscos do uso de substâncias ilícitas, gera um poderoso efeito sobre a tropa, pois ao ouvirem relatos de pessoas que enfrentaram o abismo da dependência, os militares refletem sobre realidades que muitas vezes se encontram distantes dos quartéis.
Para os representantes do Exército da Salvação, a oportunidade de falar para uma audiência tão disciplinada e respeitada como a dos Fuzileiros Navais é igualmente transformadora, pois podem compartilhar suas lutas, suas vitórias e reafirmarem para si próprio o grande poder que possuem para superarem qualquer situação em suas vidas.
Este intercâmbio promove também uma interação positiva entre a Marinha do Brasil e a sociedade do município do Rio Grande, destacando o papel social que as forças armadas podem desempenhar além de suas funções de defesa.