No dia 26 de março, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), com o apoio da Policlínica Naval do Rio Grande (PNRG), promoveu a palestra “Vício é uma droga” à tripulação do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. A palestra, cujo objetivo era prevenir e conscientizar os militares sobre o vício em drogas e em jogos, foi proferida pelo psiquiatra da PNRG, Capitão-Tenente (Md) Alex Krambech Fonseca.
O palestrante abordou os efeitos que os vícios provocam no cérebro, os prejuízos na vida familiar e profissional, os impactos da dependência na saúde física e mental, as estratégias que podem contribuir para o abandono do vício e os locais onde procurar ajuda de profissionais qualificados.
Na ocasião, foi destacado que recorrer às drogas ou aos jogos e apostas online pode parecer uma opção no apaziguamento do sofrimento ou uma alternativa contra o estresse do dia a dia, porém essa concepção é totalmente ilusória, pois o sujeito se expõe ao alto risco de se tornar dependente dessa prática que trará profundas consequências para sua vida.
Participaram do evento 120 militares que tiveram a oportunidade de receber importantes informações sobre os diversos tipos de vícios com o propósito de auxiliar na promoção da saúde. Essa palestra faz parte da Campanha “O vício é uma droga” da Diretoria de Assistência Social da Marinha.
