A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), iniciou em 15 de dezembro de 2023 a Operação Verão. Seu término está previsto para 29 de fevereiro de 2024 e o objetivo da operação é reforçar as ações preventivas para mitigar os riscos à segurança da navegação e incentivar o uso do aplicativo NAVSEG para o acompanhamento da viagem pelos Agentes da Autoridade Marítima, reforçando a segurança para todos, passageiros e tripulantes.
Com 382 municípios em sua Área de Jurisdição, a CFPA intensifica as ações de fiscalização durante a operação, realizando inspeções navais e vistorias de embarcações, além de realizar campanhas educativas. Até o momento, foram abordadas mais de 800 embarcações, com 56 notificações e 6 apreensões.
Durante as ações, também é incentivado o uso do aplicativo NAVSEG, que facilita a comunicação entre os condutores e as autoridades marítimas. A tecnologia se torna uma aliada imprescindível na promoção da segurança da navegação, permitindo aos usuários acesso a informações vitais e mecanismos de alerta em tempo real.
A Operação Verão 2024, com a temática “Nesse verão conecte-se a uma Navegação Segura”, é uma expressão do compromisso contínuo com a segurança da navegação e com a educação da comunidade náutica. O impacto dela vai além da temporada de verão, pois estabelece um legado de conscientização e respeito pelas normas de navegação, essencial para a preservação da vida e do meio ambiente aquaviário. A expectativa é que, ao longo dos anos, a operação contribua significativamente para a redução de acidentes e incidentes náuticos, promovendo uma cultura de segurança e responsabilidade entre todos os usuários dos mares e rios do país.
Capitania Fluvial de Porto Alegre realiza Operação Verão 2024
Fotonew:
Data_do_evento:
sexta-feira, Fevereiro 9, 2024