Com5ºDN realiza Operação Interportex 2023 no Porto de Itapoá – SC

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5DN) e Organizações Militares subordinadas, está conduzindo no porto de Itapoá-SC, de 30 de maio a 02 de junho, um exercício de Defesa Naval de Porto. Entre os principais propósitos do exercício estão o adestramento da tropa do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) e dos efetivos e meios militares da Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul (DelSFSul) na defesa de instalações portuárias em região de interesse.
Neste exercício, o Delegado daquela Delegacia atua como o Comandante da Defesa do Porto (ComDePo) contra ações de um Figurativo Inimigo constituído por efetivos militares empregados por ações de Inteligência do Com5DN, a fim de constatar a efetividade do referido Plano de Defesa.
O porto, localizado na Baía da Babitonga, é especializado na carga e descarga de contêineres e, devido a sua capacidade de receber navios de até 150.000 TPB (Tonelagem de porte Bruto), opera com os maiores mercantes em navegação na costa brasileira. Assim, o exercício visa, também, dimensionar os efetivos apropriados que devem estar corretamente aprestados para um eventual acionamento da infraestrutura operacional militar, prevista em ações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), com a elevação do nível de alarme do ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias) em portos desta Área de Jurisdição.
Esta é a terceira atividade similar realizada em complexos portuários da região e somente tem sido possível sua execução devido a atuação coordenada e harmônica com Instituições públicas e privadas dos principais portos nacionais em volume de exportações / importações existentes na Área de Jurisdição.

 
 

Fotonew: