Marinha do Brasil resgata pescador em alto-mar no RS

No dia 17 maio, a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai), recebeu a informação de que um tripulante da embarcação pesqueira Rei Arthur I, de bandeira brasileira, que realizava a pesca na costa do litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, feriu-se a bordo.
Imediatamente, equipes de busca e salvamento do Salvamar Sul, composta por cinco militares, uma Embarcação de Casco Semi Rígido ECSR-P e duas viaturas da AgTramandai, juntamente com uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, sediada no município de Rio Grande-RS, foram acionadas para realizar a evacuação médica do pescador.
Na ocasião, foi utilizada, também, a embarcação de apoio marítimo Sea Star da Transpetro para chegar ao local das monoboias e realizar o atendimento e translado do pescador para terra. O desembarque ocorreu no Trapiche da Transpetro em Imbé-RS, onde uma ambulância e dois militares do Corpo de Bombeiros Militar de Tramandaí-RS conduziram o ferido à Policlínica Municipal de Imbé-RS.
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira. Para isto, o Salvamar conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo atinentes a responsabilidade da “Salvaguarda da vida humana no mar”.

Fotonew: