Assembleia Legislativa do RS realiza Grande Expediente em homenagem ao 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) homenageou o 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, durante o Grande Expediente realizado no dia 13 de junho, em Porto Alegre. Na oportunidade, a Deputada Liziane Bayer, responsável pela homenagem, relembrou uma das mais importantes batalhas da história das Forças Armadas brasileiras e o desempenho dos heróis navais como o Almirante Francisco Manoel Barroso e os gaúchos Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias. Logo após o pronunciamento da deputada, a Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande realizou uma participação especial interpretando a Canção Cisne Branco no Plenário da ALRS.
Estiveram presentes no Grande Expediente, o Comandante do 5º Distrito Naval, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, militares da Capitania, oficiais da reserva, além de autoridades civis e militares, entidades náuticas, escoteiros e integrantes da Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre.
Para a deputada, lembrar a data magna da força naval brasileira é “dever de cidadania, respeito e gratidão pelo que faz em favor e na defesa do Brasil e dos brasileiros. Especialmente, nesta quadra decisiva da vida nacional, espero e desejo que nos espelhemos nos exemplos de serviço à Pátria dados pelo marinheiros que lutaram na Batalha do Riachuelo e deles tiremos inspiração para com denodo, decência, garra e patriotismo, superarmos nossas dificuldades”, ressaltou. Por fim, Liziane agradeceu sua admissão no grau de Oficial, na Ordem do Mérito Naval, concedida pelo presidente da República, por proposição do Conselho da Ordem do Mérito Naval.