A Marinha do Brasil, com a coordenação do Comando do 5º Distrito Naval, realizou, no período de 6 a 9 de dezembro, a Operação Deportex-S/2022 no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. O exercício de Defesa Naval de Porto, cujo principal propósito foi adestrar as equipes militares quanto aos procedimentos conduzidos em situações de conflito, quando se torna necessária uma intervenção Federal em regiões de relevância estratégica para o País, contou com a participação de cerca de 300 integrantes e diversos meios.
Dentre as principais Operações e Ações de Guerra Naval que contribuem para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval, além da própria Defesa de Porto, foram conduzidas Operações de Ataque, de Minagem, de Esclarecimento, de Defesa do Tráfego Marítimo e Operações Especiais em conjunto as Ações de Superfície e Terrestres. Além disso, por meio de uma Operação Civil-Militar, o exercício possibilitou a necessária integração entre as equipes militares e as equipes da administração portuária, principalmente, aquelas responsáveis pela segurança do complexo, como é o caso da Guarda Portuária.
Entre as Organizações envolvidas no exercício estiveram: a Capitania dos Portos de Santa Catarina, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e seus navios subordinados, Rebocador de Alto-Mar Tritão, Navio Patrulha Benevente e o Navio de Apoio Oceânico Mearim, o Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC), o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte da Força Aérea Brasileira, a SCPAR Porto de Imbituba e a Secretaria de Esportes e Cultura da cidade de Imbituba-SC.

