Esquadrão HU-5 Realiza Treinamento De Emergências Em Simulador De Voo Do Exército Brasileiro

Na semana de 21 a 25 de maio, quatro Oficiais Aviadores Navais do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), realizaram treinamento de emergências em simulador de voo para aeronaves Esquilo.
O treinamento foi realizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado na cidade de Taubaté (SP), utilizando as instalações do SHEFE (Simulador de Helicóptero Esquilo/Fennec).
O SHEFE é um simulador de última geração com sistema Full Flight Simulator, desenvolvido em uma parceria do Exército Brasileiro com a empresa Spectra Tecnologia. Ele é capaz de simular todos os procedimentos de emergência da aeronave, além de treinamento de voos visuais diurnos e noturnos, voos por instrumento e até voos com uso de óculos de visão noturna (OVN).
Esse simulador possibilita aos pilotos treinarem, inclusive, as emergências que não podem ser praticadas na aeronave, aumentando, assim, a percepção e diminuindo o tempo de análise para identificação das situações adversas.
O intercâmbio representa uma excelente ferramenta na prevenção e preparo dos pilotos do Esquadrão Albatroz, proporcionando um treinamento com economia de recursos e meios, além de elevar, significativamente, a mentalidade de segurança de voo.