Núcleo de Assistência Social do Com5°DN realiza palestra sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

No dia 19 de outubro, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 5º Distrito Naval realizou, no Salão Nobre da Casa do Marinheiro do Rio Grande (CAMARIG), uma palestra sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O palestrante foi o Segundo-Tenente (RM2-Md) Guilherme Coelho Saccaro e o público foi composto por militares das Organizações Militares assistidas pelo NAS.
Durante a palestra, o médico da Policlínica Naval do Rio Grande abordou que, em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta contribuindo para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho. O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo combinando medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e/ou de escrita). Quando o diagnóstico é realizado na infância ou na adolescência, a orientação aos pais e aos professores compõem o tratamento, assim como o ensino de técnicas específicas de estudo para o paciente.
Os militares destacaram a importância de abordar esse tema, pois o TDAH impacta diretamente no bem-estar e nos relacionamentos familiares e profissionais. Saber identificar os sintomas e conhecer locais onde buscar tratamento é fundamental para minimizar as repercussões do transtorno na vida do indivíduo.

 

Fotonew: