Comando do 5º Distrito Naval realiza formatura do Projeto Ametista e Renascer

 
O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 27 de outubro, a formatura de 102 adolescentes do Projeto Ametista e Renascer. O projeto, cuja duração foi de 4 meses, constituiu-se de um Estágio de Integração Social para adolescentes, na faixa etária de 14 a 17 anos, das cidades de Rio Grande e São José do Norte, em situação de vulnerabilidade social.
Entre as autoridades presentes na cerimônia, estiveram o Prefeito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco, a Prefeita da cidade de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, o Presidente da Soamar Rio Grande, Marcelo da Silva Telles e a Diretora da Esantar, Cleuza Dias, representando a Universidade Federal do Rio Grande. Durante a cerimônia, foram entregues os certificados para os monitores e para os cinco primeiros colocados do Projeto Ametista e do Renascer.
Realizado anualmente pela Marinha do Brasil, em parceria com as Prefeituras municipais do Rio Grande e de São José do Norte, com a interveniência dos Conselhos Tutelares, o propósito do projeto é proporcionar aos jovens o crescimento e o amadurecimento sadio e benéfico à consolidação da própria identidade, além da oportunidade de conhecerem as atividades da MB.
Neste ano, fizeram parte do estágio 55 adolescentes do sexo feminino, integrantes do projeto Ametista, e 47 adolescentes do sexo masculino integrantes do projeto Renascer. Os adolescentes participaram durante um período de 16 semanas de diversas atividades, recebendo orientação sobre convivência, primeiros socorros, higiene pessoal, cuidados com a saúde, prevenção às drogas, planejamento familiar, educação financeira, aulas de português, violência doméstica, bullying e orientação para o trabalho que contribuíram para o aperfeiçoamento profissional e enriquecimento pessoal desses jovens, com vistas a torná-los bons cidadãos.

Fotonew: