No dia 17 de outubro, a Capitania dos Portos de Santa Catarina iniciou o projeto de revitalização do sistema de fornecimento de energia para o Farol e para a casa de apoio da guarnição na Ilha do Arvoredo, realizando o transporte de dois grupos geradores com apoio do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51).
Os geradores, que foram adquiridos por meio de Emenda Parlamentar, foram desmontados e transportados pela aeronave UH-12, com apoio marítimo da lancha LAEP-10 “Criciúma” até aquela Ilha.
O Farol do Arvoredo é um sinal náutico fundamental para a Segurança da Navegação em Santa Catarina, o qual possui alcance geográfico de 22 Milhas Náuticas (MN) e alcance luminoso de 24 MN. O Farol serve de referência para a navegação de cabotagem e está localizado na Ilha do Arvoredo, que faz parte de uma Reserva Biológica Marinha, no município de Governador Celso Ramos-SC, possuindo uma estrutura metálica que foi inaugurada em 1877, com 16 metros de altura e altitude focal de 90 metros.
Em virtude das irregularidades físicas naturais do terreno daquela Ilha, o transporte e instalação dos geradores era um desafio que foi suplantado pela perícia dos aeronavegantes do EsqdHU-51.

