Comandante do 5º Distrito Naval visita o Farol da Ilha do Arvoredo (SC)

Visita ao Farol da Ilha do Arvoredo (SC)

No dia 17 de setembro, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, visitou o Farol da Ilha do Arvoredo acompanhado do Comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinícius Cesar Feitosa, e do Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, Capitão de Fragata André Luiz Vilela de Assis. A visita teve o propósito de apresentar a ilha, as diversas incumbências e o farol.
Na ocasião, além do farol, foram inspecionados o trapiche, a casa da guarnição, a casa dos geradores, os locais de pouso de aeronaves, dentre outros. Além disso, foram discutidos assuntos como o projeto de instalação de novos geradores de energia, as obras para um novo sistema fotovoltaico e a revitalização do casarão que abriga os militares.
O Farol do Arvoredo é um sinal náutico fundamental para a Segurança da Navegação em Santa Catarina, o qual possui alcance geográfico de 22 Milhas Náuticas (MN) e alcance luminoso de 24MN. O Farol serve de referência para a navegação de cabotagem e está localizado na Ilha do Arvoredo, em Florianópolis (SC), que é parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, possuindo uma estrutura metálica que foi inaugurada no ano de 1877, com 16 metros de altura e 90 metros de altitude.

Fotonew: