No dia 7 de julho de 2022, o Comando do 5º Distrito Naval iniciou o programa “Amiguinho da Marinha”, para crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 14 anos, com propósito de desenvolver a mentalidade marítima e suscitar o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais. Na oportunidade, participaram do evento, 13 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia.
Nessa fase, o programa “Amiguinho da Marinha” iniciou com a realização do projeto “Pátria Amada Brasil”, no qual foi realizado o Cerimonial à Bandeira narrado com o canto do Hino Nacional, para que os alunos entendessem a dinâmica do evento. Em seguida, os alunos assistiram uma apresentação sobre o Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré e tiveram a oportunidade de visitar a Praça Heróis Navais, onde encontram-se os restos mortais do Patrono da Marinha e dos demais heróis rio-grandinos e o Museu Naval do Rio Grande.
Além desses eventos, o programa ainda prevê a visitação de locais históricos de Rio Grande e, após a conclusão do roteiro proposto, previsto para outubro de 2022, os alunos receberão o Diploma de Amiguinho da Marinha, em cerimônia a ser realizada no Com5ºDN.
