No dia 9 de junho, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou a
Cerimônia militar alusiva ao 157° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha. O Comandante do 5° Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, presidiu a cerimônia e realizou a imposição de condecorações da Ordem do Mérito Naval (OMN).
Na ocasião, foram agraciados com a OMN: no Grau de Grande Oficial, o Presidente da SOAMAR em Porto Alegre, o Sr. Paulo Renato Moller Paradeda; no Grau de Comendador, o Bispo do Rio Grande Dom Ricardo Hoepers; No grau de Oficial, o Juiz Federal Alcides Alcaraz Gomes e a Professora Maria de Lourdes da Rocha Piragine; e no grau Cavaleiro os Suboficiais Anderson dias de Barros, Renato Augusto de Paula Lima e José Luciano Alves dos Santos.
Além dos agraciados, estiveram presentes o Prefeito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco, o Diretor do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcellos, a Diretora da ESANTAR, Cleuza Maria Sobral Dias, representando o Reitor da Universidade do Rio Grande, Sr. Danilo Giroldo e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, General de Brigada Ricardo de Castro Trovizo, representando o Comandante Militar do Sul. O evento também foi abrilhantado com as presenças dos Presidentes das SOAMAR de Florianópolis, Ernesto São Thiago e de Itajaí, Osmar Tibúcio, dos Vice-Presidentes das SOAMAR de São Francisco do Sul, Gunther Osvaldo Weber, e de Rio Grande, Richard Granthan.
O encerramento ocorreu com o tradicional desfile e, contou, ainda, com salva de tiros de canhão, realizada pela bateria de obuses dos Fuzileiros Navais, com a passagem abaixo de aeronaves UH-12 e UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), ostentando a Bandeira do Brasil e de embarcação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS).
A cerimônia militar foi antecedida com uma Aposição Floral na Praça Heróis Navais, onde repousam os restos mortais do Patrono da Marinha, do Vice-Almirante Abreu, do Comandante Felinto Perry e da mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, Pulcena Dias.
Outras atividades marcaram a semana da Batalha Naval do Riachuelo como Sessões Solenes na Assembleia Legislativa de Porto Alegre e na Câmara de Vereadores do Rio Grande, Palestra sobre a Guerra do Paraguai proferida pelo Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande, CF (IM) Antonio Gonçalves da Silva Junior, para militares das OM subordinadas ao Com5ºDN e autoridades convidadas. As comemorações alusivas à data se encerram com Missa Solene na Catedral de São Pedro, Baile de Gala no Clube CAMARIG, Apresentação da Banda no Praça Rio Grande Shopping e corrida rústica. Foi uma semana de significativas celebrações onde os valores e feitos de nossos heróis do passado foram enaltecidos e reverenciados de modo a servirem de exemplos para que nossos militares de hoje transformem e aperfeiçoem as atividades e ações do presente, bem como sejam referências de inspirações para o futuro da Marinha e dos “Guardiões dos Mares do Sul”.

