Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna intensifica as ações de fiscalização durante Operação Verão

     A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) iniciou, em 15 de dezembro de 2021, a "Operação Verão", que consiste na intensificação das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) em sua área de jurisdição composta por 41 municípios, compreendendo o litoral Sul Catarinense com aproximadamente 200 km de costa, tendo ainda três rios navegáveis e também a existência dos Portos de Laguna e Imbituba, este último alfandegado.
     A Operação Verão, realizada nacionalmente pela Marinha do Brasil, tem como objetivo intensificar as abordagens nos aspectos relacionados à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana nas áreas de navegação e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações e suas estações de apoio. São verificados durante a inspeção, dentre outros fatores, a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes e boias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Os militares também fazem o emprego do etilômetro, no caso de o condutor apresentar sinais de embriaguez.
     Nesta edição, a DelLaguna já realizou 25 AFTA, onde foram abordadas 185 embarcações e emitidas 13 notificações. Além disso, foram realizadas três apreensões de embarcações.

Fotonew: