Com5ºDN realiza Media Day sobre Operação Verão 2021/2022

     No dia 17 de dezembro, o Comando do 5º Distrito Naval realizou o Media Day sobre a Operação Verão 2021/2022. O evento, direcionado à imprensa local, foi coordenado pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS). Na ocasião, foram apresentados os dados já obtidos nas operações anteriores e os profissionais foram convidados a acompanhar a equipe da Marinha do Brasil em uma Inspeção Naval pela Lagoa dos Patos. Todos os protocolos relacionados ao Covid-19 foram cumpridos, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.
     O Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Cláudio Vieira da Silva, destacou a oportunidade ímpar de mostrar à população, através da imprensa, as atividades de intensificação da fiscalização do tráfego aquaviário que são realizadas pela MB durante o verão. “Nesse período temos a expectativa de um aumento significativo do número de embarcações na água. Nós faremos nossas fiscalizações baseadas nos nossos três pilares: segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica”, afirmou.
     A Operação Verão 2021/2022 com a temática “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha", realizada no período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de março de 2022, visa a conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre. Na Região Sul, a operação conta com a participação de toda a Comunidade Náutica e Marítima e de militares e servidores civis da Marinha, distribuídos entre as Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil, que realizarão ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança. Participam, também, navios subordinados ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul e aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego-Geral do Sul.

Fotonew: