Com5ºDN realiza Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro

     O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, no dia 13 de dezembro, a Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro com a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré. O evento, na cidade do Rio Grande, foi presidido pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, e contou com a participação de autoridades civis e militares. Todos os protocolos relacionados ao Covid-19 foram cumpridos com o uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento social.
     Durante a cerimônia no Com5ºDN, foram condecorados com a Medalha Mérito Tamandaré os seguintes militares e personalidades civis: Diretor-Geral do Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Sr. Rafael Pinto Costa; Coronel Art Marcelo Jorge dos Santos; Sr. Alcy José de Vargas Cheuiche; Delegado da Polícia Federal Ricardo Rodrigues Gonçalves; Capitão de Fragata (T) João Carlos Barbosa da Motta; Capitão de Fragata (T) Roberto Ribeiro Bastos; Capitão de Fragata (S) Vera Lucia Pereira da Motta; Capitão de Fragata (FN) Brunno Fanara de Souza; Capitão de Fragata Sergio Henrique da Silva Lima; Capitão de Fragata Michael Lopes Alvarenga; Capitão de Fragata Luis Carlos Alves Junior; Sr. Vereador Júlio César Lamim Martins de Oliveira; Suboficial Fuzileiro Naval Infantaria Tércio Pereira Bezerra; Suboficial Arrumador Marconi Moreira dos Santos Ferreira; Suboficial de Máquinas Marcelo Augusto Gomes Tavares; e Subtenente Cav Vanderlei José Riffel.
     O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. Nesta data, são prestadas honras militares e o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado de salva de 19 tiros de canhão. A Medalha Mérito Tamandaré, criada em 1957, é uma homenagem destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.

Fotonew: