Adaptação 2024 - Dia 5 - 25 de janeiro

Nesta quinta-feira, quinto dia de adaptação, o dia iniciou com o nascer do sol e céu limpo, após dias de chuvas frequentes.
Após o café da manhã - primeira atividade do dia - os Adaptandos deslocaram-se ao pátio interno do prédio dos alunos para acompanharem aulas de “Nossa Voga”, a fim de reforçar as tradições navais e a rotina de um aluno do Colégio Naval (CN).
Em seguida, vestiram o uniforme de treinamento físico militar e foram ao ginásio realizar atividades para avaliar o condicionamento físico individual.
Ao fim das atividades matutinas, almoçaram e dirigiram-se ao auditório principal para serem ministradas palestras sobre canções militares, saúde bucal e o auxílio transporte de alunos.
A última atividade antes do jantar foi sobre apresentação das equipes náuticas do CN. As turmas se dividiram em torno da praia da enseada Batista das Neves e puderam ter a experiência de velejar, remar e conhecer mais sobre as equipes náuticas do CN. Uma das instruções sobre embarcações à vela foi marcada pela presença de Aspirantes da Escola Naval, pertencentes ao Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), que foram responsáveis por apresentar as embarcações aos Adaptandos.
Foram também apresentados aos Adaptandos os Avisos de Instrução (embarcações utilizadas para o treinamento dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil).
Ao fim do jantar, foi ministrada a palestra sobre o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), marcada por muita vibração dos Alunos, Oficiais e Adaptandos.