Adaptação 2024 - Dia 4 - 24 de janeiro

O quarto dia dos adaptandos no Colégio Naval (CN) foi marcado pelo início do uso do novo uniforme, passando assim do “cotonete” - constituído pelo tênis branco, calça jeans e camisa branca - para o uniforme definitivo da adaptação: sapato preto, bermuda cinza, camisa branca e bibico, ajustados conforme as instruções do dia anterior.
Foi também incluído na rotina dos adaptandos a continência, devido à palestra do dia anterior acerca do Regulamento de continências (RCONT).
Encerrado o café da manhã, os adaptandos realizaram reforço de ordem unida, marchando com o novo uniforme. Antes do almoço, foram direcionados ao auditório para assistirem a duas palestras, uma sobre hinos e canções militares, ministrada pelos sargentos fuzileiros navais músicos, e outra sobre o Serviço de Orientação Educacional do Colégio Naval, ministrada por Oficiais do Departamento de Ensino.
Já no período da tarde, os sargentos da área de educação física passaram alongamentos para os adaptandos realizarem durante a ordem unida. Em seguida foram direcionados novamente ao auditório para palestras sobre a prática de exercícios físicos durante o ano letivo e sobre a carreira do Corpo da Armada na Marinha do Brasil (MB). À noite, os adaptandos tiveram aulas de "Nossa Voga", para internalizarem ainda mais os procedimentos, costumes e tradições da MB e do CN.