Colégio Naval realiza Cerimônia de entrega dos Prêmios Escolares e Encerramento do Ano Letivo 2023

No dia 16 de dezembro, o Colégio Naval (CN) realizou a cerimônia de entrega dos Prêmios Escolares e a formatura dos 131 alunos da Turma Capitão de Fragata Simões Júnior. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra CLAUDIO HENRIQUE MELLO DE ALMEIDA, e contou com a presença das seguintes autoridades: Diretor do Pessoal da Marinha, Vice-Almirante GUILHERME DA SILVA COSTA; Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante ROGERIO PINTO FERREIRA RODRIGUES; Vice-Almirante VALTER CITAVICIUS FILHO; Diretor de Administração da Marinha, Contra-Almirante (IM) ALEXANDRE RODRIGUES VIVEIROS; Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante ANDRÉ MARTINS DE CARVALHO; Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante VAGNER BELARMINO DE OLIVEIRA; e o Prefeito de Angra dos Reis, FERNANDO ANTÔNIO CECILIANO JORDÃO.

Na ocasião, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha parabenizou cada Aluno pela conquista, assim como os pais, que apoiaram de casa, ansiosos, com expectativa, cada momento dessa jornada que, vitoriosamente, seus filhos concluem. Agradeceu também ao Colégio Naval que conduziu a Turma Capitão de Fragata Simões Júnior com brilhantismo e lhes entregou os primeiros ensinamentos do que é a Marinha.

Ressalta-se a importância da figura do Patrono da Turma, o qual deixou um legado que vai além de sua brilhante carreira operativa e do destaque na formação militar-naval dos futuros Oficiais da Marinha. Suas instruções e exemplo servem como farol de orientação para todos ao redor. Sua memorável dedicação moldou jovens alunos em cidadãos responsáveis e éticos. Cabe destacar que Turma Capitão de Fragata Simões Júnior faz parte da história do Colégio Naval e da Marinha como a Turma que recebeu, de maneira irrepreensível, as primeiras alunas de Ensino Médio da Força.

Em suma, a Cerimônia de Encerramento do Ano Letivo é repleta de simbolismo, característica que marca o final da primeira etapa da formação dos futuros Oficiais, como a saída da turma pelos mesmos portões históricos pelos quais adentraram no CN em 2021, desta vez, rumo à Escola Naval.