Psicopedagoga Lucinda Cordoeira realiza palestra no Colégio Naval

Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação com o mundo. Para cumprimento ao Plano de Assistência Social da Marinha (PASM), no dia 25 de abril de 2023, o Colégio Naval (CN) recebeu a visita da Psicopedagoga, Lucinda de Oliveira Cordoeira. Na ocasião, ela ministrou à tripulação do CN a palestra com o tema “FALANDO SOBRE AUTISMO”.

A Psicopedagoga possui um extenso currículo na área da Educação Inclusiva. Graduada pela Universidade Federal Fluminense, é especialista em Psicopedagogia e Transtorno do Espectro Autista. Nesse sentido, destaca-se sua atuação como: Psicopedagoga na área de Educação com foco na Educação Inclusiva.

A palestra, realizada no turno vespertino, abordou conceitos teóricos de TEA, assim como os critérios de seu diagnóstico. A palestrante elucidou também sobre as políticas públicas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Cumpre ressaltar que disseminar temas voltados para a conscientização sobre o autismo é crucial para promover a inclusão e a compreensão das pessoas portadoras do TEA na sociedade.

No fim da palestra, foi realizado um período para levantamento de dúvidas, em que a tripulação realizou mais de 15 perguntas e contou relatos sobre casos concretos vivenciados em seu convívio social. Foi um momento muito enriquecedor. As informações e orientações que foram passadas pela Psicopedagoga Lucinda Cordoeira, juntamente com as perguntas e relatos da vida real dos espectadores, foi de grande valia para toda a tripulação do Colégio Naval.