Na manhã do dia 25 de janeiro, militares do Colégio Naval (CN) e autoridades da cidade de Angra dos Reis (RJ) participaram da tradicional cerimônia em homenagem aos brasileiros que pereceram no naufrágio do Encouraçado “Aquidabã”, ocorrido em 21 de janeiro de 1906.
Após a leitura da Ordem do Dia do Comandante do CN, o Capelão Naval proferiu uma alocução religiosa em memória das vítimas. Ao final do evento, o Comandante do CN, acompanhado do Secretário de Segurança Pública de Angra dos Reis, Senhor Douglas Ferreira Barbosa, realizou a aposição floral no monumento erguido na Ponta do Leste, em homenagem aos náufragos do “Aquidabã”.
O monumento votivo, erguido em 1913, reverencia a memória dos bravos marinheiros, em especial do Almirante Candido Brazil, herói angrense, que encontraram o mar como última morada no Aquidabã. Valorosos homens do mar que deixaram o exemplo de abnegação e espírito de sacrifício, tão escassos e tão necessários nos tempos atuais, e que reverberam até hoje em nossos corações. A eles rendemos esta singela homenagem.