Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande visita o Colégio Naval

Na manhã do dia 25 de abril, cerca de 40 jovens integrantes da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande (BMEIG) embarcaram no Aviso de Instrução (AvIn) “Leva Arriba”, na Vila do Abraão, rumo ao Colégio Naval (CN). Curiosos e ansiosos, os jovens brigadistas foram recebidos pelo Comandante do CN, Capitão-de-Mar-e-Guerra Guilherme da Silva Costa. Um fim de semana repleto de atividades os aguardava.

A BMEIG, que há mais de 25 anos contribui para a formação cívica de jovens e preocupa-se em preservar os recursos naturais da Ilha Grande e a promover a conscientização ambiental da população local e dos visitantes, buscou o auxílio da Marinha do Brasil para aprimorar a formação de seus brigadistas, materializado, inicialmente, nesses dois dias a bordo da casa da “Esperança da Armada”.

Aluno do CN orienta brigadista durante adestramento de nós e voltas

Após a instalação nos respectivos alojamentos, todos seguiram para o almoço no rancho dos Alunos. A programação incluiu: exibição dos vídeos sobre como ingressar na Marinha e “Amazônia Azul”; aulas teóricas e práticas de marinharia, primeiros-socorros, navegação, Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM) e natação de salvamento; e Cerimonial à Bandeira. 

Na tarde do dia 26 de abril, o AvIn “Leva Arriba” levou-os de volta à Enseada do Abraão, juntamente com uma bagagem acrescida de conhecimentos, novidades e sonhos.

Brigadistas observam o Cerimonial à Bandeira