Palavras do Sr. Comandante - Adaptação 2021

Prezados adaptandos,

 

Bem vindos

 

        Ao adentrarem os portões do Colégio Naval, vocês dão sequencia a uma tradição, que em 2021 completa 70 anos. Mais uma vez, um grupo de jovens oriundos dos quatro cantos de nosso imenso país chega a este histórico edifício para iniciar a trajetória na invicta Marinha de Tamandaré.

        Jovens que, ainda em tenra idade, decidiram lutar por um sonho, através do seu próprio esforço! Inúmeras horas de estudo substituíram a diversão, o lazer e a conexão às redes sociais. Dificuldades foram enfrentadas e superadas para que aqui chegassem. A aprovação e classificação em um dos concursos mais disputados do brasil, em um ano em que o mundo foi assolado por uma terrível pandemia, mostra que não há limites para os que têm força de vontade. E essa atitude proativa é um exemplo que vocês dão para a sociedade do país que os Senhores desejam defender e encerra uma grande lição que nos cabe exaltar e divulgar: “Não há atalhos para a vitória. O esforço e a dedicação os levarão as suas conquistas”.

       Mas este esforço não foi apenas de vocês. Por dever de justiça, devemos honrar os pais, parentes e amigos que lhes incentivaram e deram suporte para esta conquista, certamente a primeira de muitas que ainda virão. Eles também são vencedores e tenho certeza que estão tão felizes quanto vocês.

       A turma que hoje se apresenta carrega a responsabilidade de representar a excelência moral e intelectual que o nosso país precisa nos corações e mentes de sua juventude.

      A partir de agora, vocês aprenderão e vivenciarão os valores da nossa Marinha, onde a preservação das tradições convive em harmonia com o preparo para um futuro altamente tecnológico e promissor.

        Nas salas de aula, alojamentos, piscinas, campos e avisos de instrução e no convívio diário com os instrutores e monitores vocês aprenderão importantes lições que os permitirão em futuro bem próximo tornarem-se alunos do Colégio Naval !

       E finalizando as boas vindas, peço que neste momento olhem bem e guardem em suas memórias os adaptandos que estão ao seu lado. Saibam que dentre eles, até agora desconhecidos, surgirão muitas amizades verdadeiras e duradouras.

       Peço também que guardem em suas memórias a paisagem que viram nesta enseada - uma mata verde e um grande edifício branco e amarelo cobertos por um céu azul.

       A partir de agora esta paisagem fará parte da vida de vocês, assim como essas cores. As cores do nosso Brasil.

 

         Sejam bem vindos, sejam fortes e sejam felizes!!!

 

LEONARDO PACHECO VIANNA

Capitão de Mar e Guerra

Comandante