No dia 24, antes do licenciamento, foi incumbida aos adaptandos a tarefa de limpar e arrumar o alojamento que estão utilizando, esticando e alinhando camas junto com a observância do padrão em que as toalhas devem estar penduradas no varal, dever rotineiro do aluno do Colégio Naval. De caráter fundamental, tal tarefa desenvolve nos futuros alunos o zelo, valor preconizado na Rosa das Virtude.
Independente de preparo profissional, de predicados especiais de inteligência e de saber, o zelo é consequência do "amor próprio", do amor a Marinha e à Nação. É o sentimento que leva a não poupar esforços para o bom desempenho das funções que lhe são atribuídas, conduzindo de maneira diligente o serviço que lhe foi delegado como autêntica expressão do dever.
Ser zeloso é entender que não servimos a pessoas, mas sim à Pátria . Ninguém tem o direito de deixar de zelar por suas obrigações, por motivos circunstanciais, alheios ou não a sua vontade. Dessa forma, todos os alunos do Colégio Naval (CN) exercitam diariamente essa característica , arrumando a cama, limpando o alojamento, a sala entre outras tarefas rotineiras do CN.