Adaptação 2020 - Rosa das Virtudes - Ordem

×

Menssagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: content_access. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1156 of /var/www/www3/includes/bootstrap.inc).

        A virtude selecionada para iniciar a última semana de adaptação é a ordem. Conceito que nos remete à diligência, à relação inteligível estabelecida entre uma pluralidade de elementos. A arte de organizar recurso ímpar para que se poupe tempo. Ela orienta o espírito e promove segurança, porque resguarda e alinha em lugar próprio aquilo que será utilizado no futuro. Em contra partida, sua falta traz o desperdício e a perda do tempo, bem sempre necessário e que, perdido uma vez, não há como reavê-lo.

 

         Para um futuro Oficial de Marinha, a ordem é essencial, e logo em seus primeiros dias incorporado à instituição, o militar sente a necessidade de pôr em ordem o material utilizado, bem como o trabalho que lhe foi delegado, estabelecendo prioridades de distribuição de seu tempo. O aprendizado da arte de organizar inicia-se individualmente, organizando o material, os livros, os uniformes e otimizando o tempo que se tem para os estudos e demais atividades de formação.

 

         Por fim, a arte de organizar é fundamental para um condutor de homens, que sabe a quem e quando exigir o cumprimento das tarefas, e intrínseca àqueles que devotam suas vidas ao mar. “Com ordem e tempo se encontra o segredo de fazer tudo e fazê-lo bem” (Pitágoras).