Prezados candidatos,
Há 68 anos, a cada verão, um grupo de jovens oriundos dos quatro cantos de nosso país chega a esta aprazível enseada, desenhada entre o mar e a montanha, e adentra aos portões do imponente edifício do Colégio Naval, após uma cerimônia breve, porém carregada de profundo simbolismo e, portanto, inesquecível.
Os senhores hoje perpetuam esta tradição, iniciando sua trajetória na invicta Marinha de Tamandaré, e cabe relembrar, neste momento, os passos que lhes trouxeram até aqui.
Ainda em tenra idade, decidiram lutar por um sonho através do seu próprio esforço! Inúmeras horas de estudo substituíram a diversão e o tempo de conexão nas redes sociais. As dificuldades, não só acadêmicas, foram enfrentadas e superadas.
A sua aprovação e classificação em um dos concursos mais difíceis e concorridos do Brasil, mostra que não há limites para os
que têm força de vontade. Essa atitude proativa em relação à vida já é exemplo para a sociedade que os senhores desejam defender!
Mas este esforço e superação não foi apenas de vocês. Por absoluto dever de justiça, devemos honrar os pais, parentes e amigos que lhes incentivaram e deram suporte para esta conquista, certamente a primeira de muitas. Eles, tanto quanto vocês são vencedores!
Essa jornada, por si só, encerra uma grande lição que nos cabe exaltar e propagar: Não há atalhos para a vitória, e apenas o esforço próprio leva ao sucesso!
Neste momento alegre, peço que olhem bem e guardem em suas memórias os companheiros que estão ao seu lado e saibam que entre estes desconhecidos estão as amizades mais verdadeiras e duradouras que vocês jamais terão.
Mas bons marinheiros não são forjados em mares tranquilos, e a carreira Naval não é lugar para zonas de conforto. O ingresso neste Colégio o primeiro passo de uma caminhada árdua, que exigirá a dedicação permanente aos estudos, às atividades físicas e o fiel cumprimento das normas e regulamentos.
Nas salas de aula, alojamentos e alamedas do Colégio Naval, vocês aprenderão e vivenciarão os valores da nossa Marinha, onde a preservação das Tradições convive harmoniosamente com o preparo para um futuro tremendamente tecnológico.
O convívio diário com o mar e suas peculiaridades lhes permitirá identificar os ventos de bom e mau tempo, e a se preparar para isso, no Navio e na vida! Se tornarão marinheiros!
Aprenderão que a distância dos entes queridos os deixa muito mais próximos dos nossos corações, que nos amigos podemos encontrar irmãos, e que juntos é possível ser mais que a soma de cada um.
Vivenciarão a Disciplina, terão acesso a Educação de excelência e poderão expressar, em cada ato, o Amor ao Brasil, como mostra o dístico defronte ao nosso Colégio.
Em todos estes momentos, nossos Oficiais, Mestres, praças e os Alunos do terceiro e segundo anos estarão ombro a ombro com vocês para apoiá-los, incentivá-los e torná-los melhores a cada dia, mas como os senhores já provaram ao trilhar o caminho que os trouxe a estes portões, apenas o seu próprio esforço poderá lhes conduzir ao sucesso.
A Turma que hoje se inicia carrega a responsabilidade adicional de representar a excelência intelectual e moral que nosso país precisa nos corações e mentes de sua juventude, uma vez que aqui se formarão no ano em que comemoraremos os duzentos anos de nossa independência, cuja construção e consolidação, ainda em curso, dependera de vocês, a Turma Bicentenário da Independência, como ficarão especialmente conhecidos.
Sejam bem vindos, sejam fortes, sejam felizes!!!
EMERSON AUGUSTO SERAFIM
Capitão de Mar e Guerra
Comandante