Colégio Naval realiza Cerimônia de Encerramento do Ano Escolar 2019

       No dia 10 de dezembro, o Colégio Naval (CN) realizou a formatura da Turma Visconde de Cabo Frio. Pais e convidados prestigiaram a cerimônia militar de formatura dos 196 alunos que seguirão rumo a Villegagnon. Presidida pelo Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, a cerimônia contou ainda com a com a presença das seguintes autoridades: Assessor Especial de Assuntos Estratégicos do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Carlos Alfredo Vicente Leitão; Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa e Vice – Prefeito da Cidade de Angra dos Reis, Sr. Manoel Cruz Parente.

        O Almirante Luís da Cunha Moreira, Visconde de Cabo Frio, tendo sido o primeiro Ministro da Marinha do Brasil independente. Vivenciou intensamente as transformações mundiais ocorridas no início do século XIX participou das lutas contra Napoleão Bonaparte na Europa e América. Como Ministro organizou a primeira esquadra brasileira, instrumento fundamental para a consolidação da independência e manutenção da coesão do nosso território.

     A Cerimônia de Encerramento do Ano Letivo é repleta de simbolismo que marcam o final da primeira etapa da formação dos futuros Oficiais, como a saída da turma pelos mesmos portões históricos pelos quais adentraram o CN em 2017. Analogamente, o hino da Escola Naval, entoado pelos formados enquanto o Batalhão Escolar desfila em continência ao Diretor de Ensino da Marinha, simboliza o primeiro degrau rumo ao Oficialato.