Adaptação 2019 - Rosa das virtudes - Honra

        Após três longas semanas, os adaptandos agora podem ser chamados de Alunos do Colégio Naval, passando a compor o primeiro ano escolar do Corpo de Alunos. A cerimônia de encerramento do período de adaptação contou com a presença de autoridades civis, militares e familiares dos integrantes da nova turma, que pela primeira vez presenciaram a participação dos agora Alunos em um desfile militar.

         A Turma Uno-Nove passará a vivenciar, na rotina do Colégio Naval o valor mais destacado da Rosa das Virtudes, a Honra. Posicionado no norte da Rosa das Virtudes, a Honra é o sentimento que nos induz à prática do Bem, da Justiça e da Moral. É a força que nos impele a prestigiar nossa própria personalidade, como um sentimento do nosso patrimônio moral, um misto de brio e valor. Ela exige a posse do perfeito sentimento do que é justo e respeitável, para a elevação da nossa dignidade e da bravura, para afrontar perigos de toda a ordem, na sustentação dos ditames da Verdade e do Direito.

        É a virtude por excelência, porque em si contém todas as demais. A Honra está acima da vida e de tudo que existe no mundo. Os haveres e demais bens que possuímos são transitórios, enquanto que a Honra a tudo sobrevive; transmite-se aos filhos, aos netos, à casa onde moramos, à profissão que escolhemos e à terra onde nascemos. A Honra é o patrimônio da alma. Em nossa profissão, ela consiste principalmente da dedicação ao serviço, do cumprimento do dever, da intrepidez e da disciplina, tudo inspirado pelo patriotismo. Um Navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. A Honra do Marinheiro o impede!