Palavras do Comandante do Colégio Naval - Adaptação 2019

Prezados candidatos,

                É chegado o momento pelo qual os senhores ansiaram nos últimos meses e anos.

                A imagem deste edifício imponente surgindo após a curva da “costeirinha”, jamais lhes sairá da memória, assim como esta singela cerimônia cercada de profundo simbolismo, quando os portões do Colégio Naval se abrirão para que os futuros componentes da Turma “uno nove” iniciem sua história na Marinha do Brasil.

                Cabe relembrar os passos que lhes trouxeram até aqui.

                Vocês fizeram, ainda em tenra idade, uma opção transcendente: buscar seus sonhos pelo caminho do esforço pessoal! Para isso abdicaram voluntariamente da diversão, substituindo-a por inúmeras horas de estudo. Não temeram as dificuldades, que foram enfrentadas e superadas.

                Mais do que classificar-se em um dos concursos mais difíceis e concorridos do Brasil, vocês mostraram que não há limites para os que têm força de vontade, e já são exemplo para a sociedade que desejam defender!

                Por dever de justiça, parabenizo aos que lhes incentivaram e deram suporte para esta conquista, certamente a primeira de muitas. Eles, tanto quanto vocês, são vencedores!

                Todo o trabalho árduo valeu a pena, e essa jornada, por si só, encerra uma grande lição que nos cabe exaltar e propagar: Não há atalhos para a vitória, e apenas o esforço próprio leva ao sucesso!

                Neste momento, peço que olhem bem para os companheiros que estão ao seu lado e saibam que entre estes desconhecidos estão as amizades mais verdadeiras e duradouras que vocês jamais terão.

                Mas a carreira Naval não é lugar para zonas de conforto, e o ingresso no Colégio Naval é apenas o primeiro passo de uma caminhada longa e difícil, na qual a única garantia de permanência será a sua dedicação aos estudos, às atividades físicas e o estrito cumprimento das normas e regulamentos. O foco, desenvolvido na etapa do concurso, será fundamental para o seu sucesso nesta empreitada.

                Aqui, nestas salas de aula, vocês serão apresentados aos valores de uma instituição centenária, onde a preservação das Tradições Navais convive harmoniosamente com a perspectiva de um futuro pautado por tecnologias que talvez ainda nem existam e cheio de desafios e ameaças que não conseguimos vislumbrar.

                Aqui, nesta enseada, vocês aprenderão a conviver e amar o mar e suas peculiaridades, identificar os ventos de bom e mau tempo, e a se preparar para isso. Se tornarão marinheiros!

                Aqui aprenderão que a distância física dos entes queridos os deixa muito mais próximos dos nossos corações, que nos amigos podemos encontrar irmãos, e que juntos é possível ser mais que a soma de cada um.

                Aqui, entre o mar e a montanha, vivenciarão a Disciplina, terão acesso a Educação de excelência e poderão expressar, em cada ato, o Amor ao Brasil, como mostra o dístico defronte ao Colégio.

                Em todos estes momentos os senhores serão auxiliados e orientados por Oficiais, mestres e pelos demais alunos, mas como já foi dito, apenas o seu próprio esforço poderá lhes conduzir ao sucesso.

Sejam bem vindos, sejam fortes, sejam felizes!!!

 

EMERSON AUGUSTO SERAFIM

Capitão de Mar e Guerra

Comandante

Clique aqui e veja mais informações