Perguntas Frequentes

1- Se o CPF constar na identidade, pode ser utilizada apenas a cópia da identidade autenticada para suprir o documento de CPF?

Sobre  "a possibilidade de autenticar apenas a identidade se o CPF constar na identidade" , informamos que serão consideradas válidas as cópias autenticadas do documento de CPF  que constarem no documento de identificação (RG). Solicita-se apenas atentar para o fato de fornecer quantitativo de cópias suficientes para utilização tanto do RG quanto do CPF.

2- Serão válidos como documento de identidade e CPF quando a identidade possuir o CPF?

Serão considerados válidos os documento tanto como RG quanto como CPF.

3- O Colégio Naval possui um núcleo de informações aos pais, como site, para os responsáveis acessarem e acompanharem o desenvolvimento do aluno?

O acompanhamento do desenvolvimento acadêmico, físico e da aptidão para o Oficialato serão comunicados aos pais por meio de carta do Comandante de Companhia ao final de cada trimestre letivo. Infelizmente, o Colégio Naval ainda não dispõe de um sistema acadêmico que possibilite o acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. O acompanhamento do desempenho acadêmico do aluno poderá ser feito por meio do boletim a ser enviado para os pais, ao final de cada trimestre, juntamente com a carta do Comandante de Companhia. Ainda assim, o Departamento de Ensino do Colégio Naval manterá uma equipe disponível para sanar qualquer dúvida acadêmica e, quanto às questões referentes ao acompanhamento do desempenho militar-naval e de comportamento, deverão ser tratadas diretamente com o Comandante de Companhia do Aluno.

4- Na adaptação, é necessário levar os livros paradidáticos?

A utilização do material didático ou paradidático iniciar-se-á no primeiro dia do ano letivo, portanto, após o período de adaptação, o primeiro dia é a data limite para que todos os alunos do Colégio Naval estejam de posse da totalidade do material paradidático neste Colégio.

5- Existem aulas de apoio ou de reforço além das aulas regulares?

Será programada a realização de atividades de apoio (aulas, exercícios, treinamentos) direcionadas para alunos com Baixo Desempenho Acadêmico (BDA) e Baixo Desempenho Físico (BDF), durante o ano letivo. Haverá Monitoria para Alunos que estão com Baixo Desempenho Acadêmico (BDA), ou seja, que tem a média trimestral igual ou abaixo de 5,0 pontos. Estas aulas ocorrerão durante a semana e darão ao Aluno a oportunidade de sanar eventuais dúvidas com seus Instrutores e Professores. Para isto, é importante que o Aluno mantenha uma rotina de estudos durante a semana e aos finais de semana. As aulas de BDA são de caráter obrigatório. Vale destacar que cada disciplina terá um Aluno-Monitor, que é um Aluno nomeado pela Instituição e que atuará junto ao Professor no apoio aos Alunos que apresentarem dificuldades.

6- Não precisa apresentar documentação original quando apresentada a cópia dessa documentação autenticada e/ou reconhecida em firma?

Para a Comissão de Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, as cópias autenticadas e/ou com reconhecimento de firma são consideradas substitutas legais dos documentos originais, dispensando-se a apresentação desses últimos quando da apresentação de cópias autenticadas/reconhecidas em firmas.

7- Quando o CPF é impresso na página da Receita, há necessidade de autenticação, já que não existe documento físico de inscrição?

Não há necessidade de autenticação do CPF impresso na página da receita, uma vez que o mesmo será conferido durante o período de adaptação.

8- Os responsáveis poderão ter acesso ao acompanhamento pedagógico do aluno em plataforma digital?

O acompanhamento do desempenho acadêmico do aluno poderá ser realizado por meio dos boletins a serem enviados para os pais, ao final de cada trimestre. Em relação aos Alunos que apresentarem dificuldades acadêmicas, os mesmos serão acompanhados pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional). Para outras dúvidas, solicito entrar em contato com o Departamento de Ensino.

9- Como será a avaliação psicológica? Serão testes psicológicos?

Como consta em Edital, a Avaliação Psicológica é parte do Processo Seletivo do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval. Ocorrerá durante a Adaptação, após Palestra Informativa aos Candidatos. A palestra ocorre com o objetivo de sanar eventuais dúvidas que possam existir. Os candidatos serão submetidos a uma bateria de testes psicológicos, aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, e aplicados por uma equipe de Psicólogos da Marinha do Brasil.

10- Os Formulários a serem preenchidos taMBém precisam de reconhecimento de firma?

Para a Verificação de Documentos, não  será necessário reconhecer firma dos formulários, uma vez que os mesmos serão apresentados em sua versão original. Aconselha-se, no entanto, que a documentação do responsável entregue para Verificação de Documentos, seja a do signatário dos referidos formulários, de forma a possibilitar o reconhecimento da assinatura pela Comissão.

11- Quando será disponibilizado o calendário escolar ( feriados/férias )?

Será disponibilizado na página do Colégio Naval, tão logo seja aprovado pelas autoridades competentes. No entanto, é necessário ressaltar que o calendário é um documento dinâmico, que sofre alterações ao longo do ano letivo. O calendário não contempla os dias de efetivo serviço do aluno, representações extraclasse e nem cumprimento de penas de transgressões disciplinares. O Colégio Naval não se responsabiliza pela frustração/inviabilidade de planejamentos/atividades familiares que sejam afetados por possíveis alterações no calendário escolar.

12- Como ocorre com o CPF, os Cartórios não aceitam autenticar documentos retirados da internet. Como devo proceder em relação a isso?

Não há necessidade de autenticação do CPF impresso na página da receita, uma vez que o mesmo será conferido durante o período de adaptação.

13- Como devo proceder se o histórico escolar ainda não estiver pronto quando chegar à verificação documental?

De acordo com edital do Concurso  Público de Admissão ao Colégio Naval (CPAColégio Naval), os seguintes documentos poderão ser apresentados para comprovar a escolaridade do candidato: Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração de conclusão do Ensino Fundamental, acompanhada de histórico escolar.  Caso o candidato apresente o Certificado de conclusão  do Ensino Fundamental, o Histórico Escolar não será necessário. Caso o candidato apresente uma Declaração de conclusão do Ensino Fundamental, a Declaração deverá vir acompanhada do Histórico Escolar. Em 2018, o prazo limite para apresentação/correção de quaisquer documentações foi o último dia do período de adaptação,que ocorreu no dia 02FEV2018.

14- No início do ano letivo, será comunicado ou liberado o calendário do ano letivo?

O referido calendário será disponibilizado na página do Colégio Naval, tão logo seja aprovado pelas autoridades competentes. No entanto, é necessário ressaltar que o calendário é um documento dinâmico, que sofre alterações ao longo do ano letivo. O calendário não contempla os dias de efetivo serviço do aluno, representações extraclasse e nem cumprimento de penas das transgressões disciplinares. O Colégio Naval não se responsabiliza pela frustração/inviabilidade de planejamentos/atividades familiares que sejam afetados por possíveis alterações no calendário escolar.

15- Gostaria de saber se os documentos podem ser entregues sem a autenticação ou é obrigatório autenticá-los?

Para a Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, toda a documentação apresentada em versão original, acompanhada de xerox, não necessita de autenticação. Porém, será necessário autenticar toda  a documentação em que seja apresentada  somente a cópia, desacompanhada do original.

16- O livro de inglês indicado é somente o livro texto ou os dois livros (Texto e exercícios) ?

Será necessário que o candidato adquira, às suas expensas, apenas o livro de exercícios, denominado comercialmente como "workbook". O livro texto será distribuído pelo Colégio Naval, no sistema de cautela, sendo da responsabilidade do aluno a devolução do material emprestado em bom estado de conservação, ao término do ano letivo.

17- O Nada consta do CPF é obtido pelo sítio da receita federal e sua autenticação é por meio de QR Code. Pode entregar o nada consta assim?

Para a Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, serão consideradas válidas as autenticações de CPF no modo QR CODE, acompanhadas da cópia do respectivo cartão de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (taMBém impresso pelo site da receita). Não há necessidade de autenticação desses documentos, uma vez que sua autenticidade será pesquisada durante o período de adaptação.

18- Quais testemunhas poderão assinar os papéis? Terão de reconhecer firma?

Participo que, para a Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, os pais poderão assinar no campo testemunhas, sendo necessário o reconhecimento de firma do formulário.

19- Como comprovar a cor se na certidão de nascimento não conta?

Para a Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, a comprovação de cor será realizada, em princípio, por autodeclaração. Caso sejam necessárias comprovações adicionais, que serão feitas de acordo com as orientações das autoridades competentes, fornecendo-se aos candidatos tempo hábil para operacionalização das providências cabíveis.

20- No edital, pede autenticação do CPF, mas o do meu filho é eletrônico, ou seja, foi feito pela internet. Como faço?

Para a Verificação de Documentos do Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval, serão consideradas válidas as autenticações de CPF no modo QR CODE, acompanhado da cópia do respectivo cartão de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (taMBém impresso pelo site da receita). Não há necessidade de autenticação desses documentos, uma vez que sua autenticidade será pesquisada durante o período de adaptação.

21- Além da mala, é permitido levar mochila?

Sim, pode levar, desde que mantenha a sobriedade, sem cores chamativas ou que possam se confundir com uniformes das forças armadas, assim como as vestimentas, também deve manter o decoro da classe militar.

22- A mala pode ter segredo?

Sim, mas é responsabilidade do usuário a guarda do seu material, independentemente de possuir chave ou segredo, assim como no caso de extravio do sistema de fechamento, caberá ao candidato ou ao aluno abrir suas malas como os meios disponíveis, o que muitas vezes ocorre é o aluno perder o segredo ou a chave e depois se encontra na situação dele mesmo ter que violar sua mala, assim avariando sua própria mala. Deste modo, recomenda-se a cautela, caso possua algum sistema de fechamento.

23- Pode ser levada mais de uma mala ou mochila?

Sim, mas é responsabilidade do candidato, adaptando ou aluno levar os pertences necessários.

24- Sobre o Termo de consentimento informado para o Candidato, os pais podem assinar como 1ª e 2ª testemunhas?

Sim, os pais e o candidato devem assinar para saber sobre as responsabilidade ao declarar possíveis fatores de riscos para prática física do candidato ou aluno, assim como o candidato ou aluno tem de estar ciente dos riscos de não acatar às recomendações dos instrutores e das autoridades competentes. Essas assinaturas deverão possuir reconhecimento de firma.

25- Qual a orientação a respeito do translado Colégio Naval X Residência e vice-versa?

O Aluno receberá Auxílio Transporte para custear, a seu critério, o meio de transporte, assim o translado é de responsabilidade do Aluno ou responsável, caso seja menor de idade. Entretanto, o Colégio Naval não recomenda transportes clandestinos, carona solidária gratuita ou mediante pagamento, ou qualquer outro meio não previsto em lei. A cidade de Angra dos Reis possui infraestrutura de transportes públicos para atender os Candidatos ou Alunos, mas muitos responsáveis se organizam para fretar veículos legalizados para efetuar o transporte. Deste modo, recomendamos apreciar a legalidade das empresas envolvidas para evitar transtornos futuros. O Colégio Naval não possui qualquer vínculo com empresas ou transportadoras para efetuar o transporte dos alunos.

26- Quais os outros documentos que são necessários para o auxílio transporte e conta corrente?

Além dos documentos previstos em edital, são necessários os seguintes documentos para abertura de conta bancária: Cópia da Identidade e CPF do responsável do Adaptando;
Cópia da Identidade e CPF do Candidato; e
Cópia do comprovante de residência.  Em relação ao auxílio transporte, são necessários os seguintes documentos: Cópia de identidade do responsável autenticado, declaração de residência com reconhecimento de firma, comprovante de residência autenticado e cópia do bilhete de pagamento.   Todos os documentos necessários para matrícula, abertura de conta corrente e auxílio transporte foram detalhados no folder que foi entregue na reunião de pais e responsáveis. Recomenda-se que seja aberta a conta-corrente nos bancos de sua preferência antes da adaptação, mas, caso não seja possível, poderá ser aberta na visita dos representantes bancários durante a adaptação. Exceto os documentos previstos em edital, os demais poderão ser entregues o mais rápido possível, em outra oportunidade, caso seja necessário

27- Em relação ao transporte no fim da adaptação, o candidato será transportado no ônibus da marinha ou o responsável tem que buscar? Qual o valor mensal?

Exceto o transporte inicial para a apresentação, os demais dias de licenciamento ou regresso, o transporte será por meios próprios e nos horários determinados para chegada no Colégio Naval, assim o transporte será por conta do candidato ou responsável. Não prestamos este tipo de serviço ou mantemos convênios com empresas, logo não cobramos. O Aluno receberá Auxílio Transporte para custear, a seu critério, o meio de transporte, entretanto o Colégio Naval não recomenda transportes clandestinos, carona solidária gratuita ou mediante pagamento, ou qualquer outro meio não previsto em lei. A cidade de Angra dos Reis possui infraestrutura de transportes públicos para atender os Candidatos ou Alunos, mas muitos responsáveis se organizam para fretar veículos legalizados para efetuar o transporte. Deste modo, recomendamos apreciar a legalidade das empresas envolvidas, para evitar transtornos futuros.

28- Qual o horário da solenidade de encerramento da adaptação?

Normalmente, ocorre no período matinal, sendo possível ocorrer nos seguintes horários: 10h ou 11h. No caso do ano de 2018, será às 10h.

29- Pode o uso de pijama na adaptação? Se sim, qual a cor ?

Durante a adaptação, serão utilizados o calção azul e a camiseta branca, previsto em edital.

30- Quais modalidades esportivas?

Temos atletismo, futebol, vôlei, basquete, esgrima, triatlo militar, orientação, natação, tiro, vela, judô, xadrez, canoagem e remo.

31- Qual a data do primeiro licenciamento (dispensa para o lar)?

Teremos a visitação dos responsáveis no domingo do primeiro fim de semana. Os adaptandos serão dispensados no segundo fim de semana da adaptação e depois da cerimônia de encerramento da adaptação.  Em 2018, ocorreu a visitação no dia 21JAN, no dia 26 a 29JAN foram licenciados e a cerimônia de encerramento foi no dia 2FEV.

32- Qual o limite de pessoas que poderão visitar o aluno nos 2 dias de visita no Colégio Naval? Caso sejam 2 pessoas, terão que ser necessariamente os pais?

Inicialmente, será apenas um dia de visitação, a ser realizado no dia 21JAN (DOM). Sobre a visita, não há limite.

33- Além da mala, pode levar mochila ( preta )?

Sim, tanto os candidatos quanto os alunos podem levar, desde que mantenha a sobriedade, sem cores chamativas ou que possam se confundir com uniformes das forças armadas, assim como as vestimentas, taMBém deve manter o decorro da classe militar.

34- Será necessário fazer bainha nos uniformes nesse dia de visitação?

Não será permitido ao candidato sair do Colégio Naval com nenhum uniforme, portanto caberá ao candidato fazer as próprias bainhas nos uniformes que forem utilizar, faz parte do processo de adaptação. Nesse dia, sairão apenas com identidade e o celular.

35- Deverá ser bordado o nome, além da pintura com caneta de tecido?

Alguns materiais ficam melhores marcados com caneta de tecido, como camisetas e meias, outros, como roupão e toalhas, ficam melhores marcados com bordados, obrigatoriedade de bordado apenas para o roupão, mas está associado à visibilidade do nome. Caso permaneça a dúvida, solicito entrar em contato com o Comandante de Companhia, pelo telefone, para maiores explicações.

36- Quanto ao licenciamento, obrigatoriamente, a mala deverá ser de cor preta?

Preferencialmente, tanto os candidatos quanto os alunos podem utilizar qualquer tipo de mala, mochila ou bolsa, desde que mantenha a sobriedade, sem cores chamativas ou que possam se confundir com uniformes das forças armadas, assim como as vestimentas, taMBém deve manter o decorro da classe militar.

37- Qual é a melhor operadora de celular na região do Colégio Naval?

Todas as operadores funcionam no Colégio Naval, a que menos apresenta restrições é a operadora "VIVO".

38- Os responsáveis serão comunicados sobre as saídas ( datas ) previamente ou a reclusão e motivo?

Os pais, normalmente, não serão avisados pelo Colégio Naval, existe uma rotina que será ensinada aos alunos, sendo eles responsáveis por repassar isso aos pais, de acordo com a necessidade. Da mesma forma, sobre os compromissos legais, como formaturas, serviços ordinários e punições, os alunos serão responsáveis por repassar aos seus responsáveis as informações. Os alunos serão orientados sempre a adotarem o compromisso com a verdade como característica fundamental do militarismo. Caso o responsável tenha alguma dúvida ainda, o respectivo comandante de companhia estará à disposição para sanar as dúvidas pelos canais já divulgados.

39- Poderemos falar com eles ao final de cada dia da adaptação? Poderão usar o telefone ( próprio ), internet?

Poderão falar com eles todos os dias da adaptação, das 21h30 às 22h, mas, como a rotina é muito limitada, devido à carga horária de instruções, eventualmente os candidatos poderão ficar estudando nesse horário, mas incentivamos que eles mantenham contato com seus lares. O telefone é o próprio deles, assim como a prestadora de serviços.

41- Quais os dias/horários de saída e chegada ao Colégio Naval nos dias de licença de final de semana?

Serão oportunamente explicados aos candidatos, pois temos uma rotina básica, mas que depende do cumprimento de certas determinações para que seja cumprida a rotina, como, por exemplo, manutenção da limpeza dos alojamentos por cada turma. Friso que sempre buscaremos cumprir a rotina básica. Outrossim, sobre o regresso, temos diversas restrições que podem fazer o horário ser modificado, como, por exemplo, Baixo Desempenho Acadêmico ou Físico (BDA ou BDF).

No caso da rotina básica, temos licenciamento (sexta), a partir das 16h, e regresso (segunda), até às 08h45, dependendo do ano escolar. Como explicado, poderão ocorrer alterações.

42- No caso do aluno que já tem 18 anos ou vai completar 18 anos, como é feito em relação ao alistamento militar obrigatório?

Passará por alistamento por nossa instituição. Não há com o que se preocupar.

43- O aluno poderá levar cobertor na adaptação?

Nesse momento, não será necessário, mas, durante o inverno, a cidade de Angra dos Reis costuma ser fria e úmida, de modo que recomendamos que tragam suas cobertas para os Alunos que forem mais sensíveis ao frio.

44- Onde deixar os alunos para que retornem ao colégio?

O Colégio Naval não se responsabiliza pelo translado em rotina normal, sendo um caso excepcional a adaptação, pois o Aluno receberá Auxílio Transporte para custear, a seu critério, o meio de transporte, assim o translado é de responsabilidade do Aluno ou responsável, caso seja menor de idade, entretanto o Colégio Naval não recomenda transportes clandestinos, carona solidária gratuita ou mediante pagamento, ou qualquer outro meio não previsto em lei. A cidade de Angra dos Reis possui infraestrutura de transportes públicos para atender os Candidatos ou Alunos, mas muitos responsáveis se organizam para fretar veículos legalizados para efetuar o transporte. Deste modo, recomendamos apreciar a legalidade das empresas envolvidas, para evitar transtornos futuros.

Nesta ocasião, recomendamos a utilização dos meios de transportes públicos existentes e, caso menor, de acordo com a conveniência dos responsáveis. Frisamos que o Colégio Naval não mantém qualquer vínculo com empresas de transporte para o translado dos nossos alunos.

45- Haverá lugar para estender as roupas molhadas durante a adaptação?

Durante a adaptação, não será incentivada a utilização dos varais, por causa dos extravios por troca de material (apenas casos excepcionais), entretanto, durante o ano, será possível, uma vez que sua andaina de roupa já estará marcada e alguns valores de honra, como camaradagem e respeito, já estarão assimilados pelos futuros alunos, evitando, assim, maiores aborrecimentos e prejuízos.

46- No caso de emergência de família, como devo proceder?

Ligar para o Oficial de Serviço do Corpo de Alunos (OSCA) a qualquer hora do dia ou da noite, ou para o Comandante de Companhia do seu filho se for durante o horário do expediente (8h às 16h30), se preferir.

47- Os documentos exigidos para efeito de comprovação de residência para auxílio transporte terão que ser necessariamente os descritos? Será aceita fatura de pagamento ( ex: cartão de crédito, fatura internet ) ?

De acordo com as normas em vigor, aceitamos apenas correspondências dos serviços públicos essenciais, tais como: conta de telefone, televisão a cabo, água, luz e outros dessa natureza.

48- A conta bancária poderá ser aberta no próprio Colégio Naval?

Para os candidatos que não possuem conta corrente, o Colégio Naval realizará todo o procedimento de abertura de conta salário junto ao banco Santander (banco que se voluntariou para a abertura de contas), visando a agilizar o processo de recebimento do salário.

49- É possível abertura de conta corrente ( salário ) antes da apresentação ao Colégio Naval?

Sim, é possível abrir a conta corrente/salário antes da apresentação.

50- Onde encontro o documento ( solicitação de abertura de conta salário ) do Colégio Naval para poder solicitar ao banco?

Para os Alunos que se apresentarem sem conta corrente no Colégio Naval, será realizado o processo de abertura de conta salário no Santander(banco que se voluntariou para a abertura de contas), visando a agilizar o processo de recebimento do salário.

51- A Conta-corrente será aberta pelo responsável ou pelo Colégio Naval?

Para os candidatos que se apresentarem sem conta corrente, será realizado o processo de abertura de conta salário no Santander(banco que se voluntariou para a abertura de contas), visando a agilizar o processo de recebimento do salário.

52- As roupas serão lavadas durante o período de adaptação?
Informamos que a lavanderia deste Colégio disponibiliza seus serviços para todo o Corpo de Alunos, durante todo o Ano Letivo, inclusive durante o período de adaptação, mediante indenização efetuada com desconto no contracheque.
53- O Colégio Naval vai fornecer ofício para levar ao banco para a abertura de conta especial? Quais bancos podemos procurar?

O Colégio Naval realizará todo o procedimento de abertura de conta salário junto ao banco Santander(banco que se voluntariou para a abertura de contas) nos casos dos candidatos que não possuam conta corrente anterior ao período de adaptação, visando a agilizar o processo de recebimento do salário.

54- Eu poderei continuar declarando meu filho no imposto de renda?

Informo que é possivel declarar seu filho como dependente na declaração de IRPF, porém os rendimentos recebidos por ele devem ser lançados como rendimentos isentos e não tributáveis.

55- Os alunos que usam aparelho ortodôntico terão atendimento para a manutenção dos aparelhos?          
No Colégio Naval, não dispomos desta especialidade odontológica. A MB disponibiliza, na odontoclínica naval, este tipo de atendimento, mas, devido à alta demanda, e, devido à distância, sugere-se acompanhamento ortodôntico local para não comprometer a rotina acadêmica. A escolha do local é livre e onera o aluno, podendo ser sugerido profissional pelo setor de assistência social.         
56- O acompanhamento do aparelho odontológico será feito no Colégio Naval ?

O Colégio Naval supervisionará, pelo setor de odontologia, porém não dispomos deste profissional.

57- Serviços de saúde são extensivos aos responsáveis?
O uso dos serviços de saúde são indenizados pelos militares, o aluno em formação é isento de indenização, sendo, portanto, inviável, nesse momento, a inclusão de dependentes.
58- Há algum problema para aquele aluno que já usou suplemento vitamínico , mas que recentemente ( 1 mês ) parou de usar?

O uso de suplemento é desnecessário e proibido no período de adaptação. Antes desse período, é de total responsabilidade do aluno e dos responsáveis, não comprometendo o processo inicial do aluno.

59- Meu filho realiza um tratamento dentário com aparelho ortodôntico, esse tratamento terá continuidade durante a adaptação?

O Colégio Naval não dispõe desta especialidade a bordo, o aluno deve recorrer ao profissional de sua escolha e pagar pelo atendimento, nos períodos de licença. Podemos sugerir profissional na região pelo serviço de assistência social.

60- Ele tomou todas as vacinas obrigatórias que constam no cartão de vacinação, na fase de criança. Tomou, ano passado, a vacina da febre amarela e de tétano, e taMBém HPV 1ª e 2ª dose. Ele tem de tomar novamente a hepatite B, agora com 16 anos? E a tríplice viral taMBém?

As vacinas devem seguir o protocolo do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa, sendo desnecessárias aquelas não obrigatórias.

61- Em caso de emergência, pode ser usado plano de saúde ( hospital conveniado ) na região de Angra dos Reis?
Os atendimentos são coordenados pelo departamento de saúde do Colégio Naval e, este julgando praticidade no uso do convênio particular do aluno, poderá ser utilizado, sempre focando o menor prejuízo acadêmico do aluno, porém a referência será o HNMD (HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS).
62- Quais as vacinas, exatamente, terão de estar em dia, mesmo já tendo sido vacinado há anos?

 As vacinas devem seguir o protocolo do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa, sendo desnecessárias aquelas não obrigatórias.

63- Como será feita a comunicação caso o candidato ou aluno precise de intervenção médica?

O setor Corpo de Alunos é o responsável pelo fluxo de informações dos alunos. Isso é feito, em conjunto com o departamento de saúde, quando envolve a saúde do aluno.

64- Soro fisiológico precisa de receituário ou eles poderão fazer o uso?
Todo procedimento médico, a bordo do Colégio Naval, é supervisionado pelo departamento de saúde e é gratuito para os alunos. O uso a bordo necessita de receituário próprio.
65- Em qualquer indisposição de saúde que ocorrer, o aluno será atendido pela equipe médica imediatamente?

 Sim, temos um departamento médico que ficará disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

66- No ano passado,tiveram vários meninos com pneumonia, não seria o caso de vacinar preventivamente?

Tecnicamente não se aplica a vacinação para pneumonia.

  • Como será a licença angra mediante a violência local?
  • Com a intervenção federal,como mãe fico preocupada com a saída dele tarde do CN, caso não tenha intercorrência, seria possível liberar mais cedo?
  • Na reunião foi falado que o aluno possui uma carteira de vacinação militar. Gostaria de saber quais vacinas o aluno tomou ao longo dos 3 anos no colégio?
  • Seria possível os pais terem acesso ao plano de estudos nas atividades e ensino (matérias)?
  • Sabemos que a parte militar é separada do ensino, mas o comcia cobra do aluno o bom desempenho acadêmico? o comcia orienta e indica que ajuda ele deve procurar?
  • Gostaria de saber se o aluno ao completar 18 anos, a marinha facilita ou tem como tirar carteira de habilitação do aluno?
  • Os alunos são submetidos a exames de rotina?
  • Antes de ir para a escola naval, são feitos exames no CN ou na escola naval?
  • Caso o nutricionista particular indique o uso de complementos (alimentares), o aluno pode fazer uso nos dias que está no colégio? 
  • Como se explica um aluno ficar em bdf em natação e no sábado treinar corrida?
  • Como a preocupação atual é a febre amarela, qual o controle e comprovação da prevenção com os alunos e militares do colégio naval?
  • Como obter a entrega do boletim?
  • Todas as turmas receberam os livros didáticos?
  • O tempo de estudo diário dentro do CN está sendo observado pelos alunos e estimulado pelo comando do CN?
  • Se o aluno opta por permanecer no colégio no final de semana, ele é livre para fazer o que quiser ou precisa dividir seu tempo com o estudo?
  • Devido ao avanço das condições de insegurança no Rio de Janeiro, gostaria de saber se a licença às sextas-feiras poderiam ocorrer de forma mais rápida, deixando as eventuais punições para serem cumpridas no retorno, visando o alto risco do trânsito a noite?
  • Como podemos acompanhar o comportamento e desenvolvimento do aluno durante toda sua permanência no CN?
  • Febre amarela, verificar caderneta de vacinação, vacina fracionada é eficaz?
  • Devido ao aumento de roubos de celulares com abordagem de maus elementos ficam expostos com a atual intervenção militar na área de segurança. qual é a orientação a respeito de fotos no celular?
  • Tendo em vista os casos de febre amarela nesta região, quem tomou vacina em 2008, deverá tomar outra dose em 2018? se sim, onde é feito o registro, visto que a caderneta de vacinas está em casa?
  • Há uma relação de conveniados para atendimento extra MB? como posso ter acesso a essa relação?
  • O processo de homologação de receita,se necessário, é rápido? pode ser por e-mail?
  • O meu filho precisa ir ao oftalmologista. o Hospital Naval Marcílio Dias deu encaminhamento. como as consultas lá são de segunda a sexta, como devo proceder? devo encaminhá-lo para o CN?
  • O que é nota de inércia (influência da nota do ano anterior na classificação)? isso não desestimula o aluno a tentar crescer?
  • Gostaria de saber se é possível ser exposto com clareza os medicamentos, vacinas e tratamentos médicos que são administrados nos alunos. pois não ficou claro sobre a administração da vacina da febre amarela?
  • Meu filho me informou que tomou no colégio a vacina contra a febre amarela. como ter acesso ao comprovante da vacina para anexar a sua carteira de vacina?
  • Gostaria de saber se a marinha vai administrar a vacina da febre amarela nos alunos?
  • O atendimento médico é realizado somente quando o aluno recorre ao departamento de saúde?