Alunos do Colégio Naval visitam Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório do Valongo (OV)

No dia 20 de junho de 2018, um grupo de 36 alunos da Oficina Pedagógica de Introdução à Astronomia do Colégio Naval (CN), acompanhados pelos Professores de Física, Victor Rocha e 1T (RM2-T) Danilo, visitou o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório do Valongo (OV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O projeto acontece em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Naval (CN), apoiados pela Chefe do Departamento de Ensino e pelo Comandante do Colégio Naval. A Oficina visa proporcionar aos alunos maior vivência na área das ciências naturais, em especial, da Astronomia, incluindo, além da realização de encontros quinzenais para a discussão de temas relevantes na área, a realização de visitações em espaços de aprendizado não formais.

 

No MAST, os alunos realizaram uma visitação guiada e tiveram a oportunidade de ter uma noção em escala do Sistema Solar e de conhecerem o importante acervo de instrumentos astronômicos como, por exemplo, o telescópio refrator, o relógio de Sol e astrolábios. Ademais, visitaram as seguintes exposições: “Faz Tempo”, “Observações do Recife holandês”, “Um olhar no Espaço de Dimensão 3”, “As Estações do Ano: Terra em movimento”, “Visões da Luz”, “3D Imprimindo o Futuro” e a exposição “Olhar o Céu, Medir a Terra” (que faz referência à ciência que possibilitou as grandes navegações e a configuração de nosso território. Instrumentos científicos, cartas náuticas e mapas revelam essa epopeia.).

 

Na visitação ao OV, além do acesso ao acervo de instrumentos astronômicos e a visitação a telescópios refratores e refletores, tiveram a oportunidade de observar o Sol e as suas manchas, sob a supervisão de um astrônomo profissional. O ponto áureo da visitação foi a conversa descontraída dos alunos com o diretor do OV, Prof. Dr. Hélio Jaques Rocha-Pinto, um ex-aluno do CN, que muito gentilmente recebeu a todos, proporcionando aos alunos a possibilidade de expor suas dúvidas por mais de duas horas ininterruptas.

 

Para conhecer os espaços os interessados podem acessar o link abaixo!

 

Museu Virtual do Observatório do Valongo (OV)

 

http://www.ov.ufrj.br/museuvirtual