Colégio Naval dá início a XLVIII NAE

No dia 17 de setembro de 2016, no Campo de Esportes do Colégio Naval, foi realizada a Cerimônia de Abertura da XLVIII NAE, competição esportiva entre as Forças Armadas, representadas por suas respectivas Instituições de ensino: Colégio Naval (CN), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

Após o canto do Hino Nacional, o hasteamento das bandeiras, o acendimento da Pira Olímpica e o Juramento dos Atletas, o Comandante do CN deu as boas-vindas às delegações. Ao término dos pronunciamentos do Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, e do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, declarou aberta a XLVIII NAE.

A cerimônia contou ainda com presença do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, do Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, dos Comandantes da EsPCEx e da EPCAr, dentre outras autoridades.

Ao longo de oito dias, serão disputadas as seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Judô, Natação, Orientação Militar, Tiro, Triatlo Militar, Voleibol e Xadrez.

A NAE é coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil e seu propósito é estimular a prática esportiva e propiciar o congraçamento entre os futuros oficiais das Forças Armadas, sedimentando o lema “Amizade através do Esporte”.

Cerimônia de Abertura da XLVIII NAE

Acendimento da Pira Olímpica pelo Aluno Madeira, do CN

Juramento dos Atletas

Delegação do CN

Delegação da EsPCEx

Delegação da EPCAr