Alunos embarcam no Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”

O Colégio Naval (CN) e a Diretoria de Hidrografia e Navegação proporcionaram aos Alunos do CN a oportunidade de conhecer as atividades de hidrografia da Marinha do Brasil. No período de 20 a 21 de julho de 2016, quatro Alunos embarcaram no Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e outros 20 Alunos visitaram suas instações.

Na ocasião, os jovens vivenciaram diversas peculiaridades de um homem do mar, conhecendo as atribuições e responsabilidades dos meios navais. Aos Alunos, apenas em caráter introdutório, foi mostrado como o navio trata os estudos científicos para caracterização de áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul e a habilidade especial para realizar pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar, além da localização de petróleo e gás em superfícies bem inferiores, como é o caso da camada pré-sal e da exploração de recursos minerais em águas profundas da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

A dedicação do Comandante e sua tripulação em ensinar aos Alunos as tarefas desempenhadas pelos Oficiais e Praças a bordo do navio foi motivadora e mostrou, na prática, aquilo que é lecionado em sala de aula e nos Avisos de Instrução.