Usando a mesma receita de sucesso de 2015, a Equipe Representativa de Voleibol dos Alunos do Colégio Naval inicia a preparação para a XLVIII NAE. Para tentar manter a posição de campeão do torneio, a equipe iniciou os treinamentos viajando no sábado, dia 05 de março de 2016, para Juiz de Fora (MG) e enfrentou equipes de alto gabarito no cenário nacional do voleibol. Os clubes Bom Pastor e Univolei foram os adversários que em muito contribuíram para o sucesso da viagem.
Um marco na história do Clube Bom Pastor foi ter revelado o medalhista olímpico Giovane Gávio para o cenário mundial do voleibol.
Para servir de estímulo e de aprendizado, os alunos assistiram, gratuitamente, a uma rodada da Superliga Masculina. O jogo do campeonato nacional entre Brasil Kirin (Campinas) e JF Vôlei foi uma verdadeira aula de voleibol, onde os alunos puderam observar tudo que é ensinado na teoria sendo feito na prática com atletas de alto rendimento.
Já no domingo, dia 06 de março de 2016, no retorno ao Rio de Janeiro, os atletas entraram novamente em quadra vestindo o uniforme da Marinha do Brasil e competindo pelo Torneio Início da Federação de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro. Competição de alto nível que contou com a presença de equipes de renome como o C.R. Flamengo, Botafogo de Futebol e Regatas, Fluminense Futebol Clube e Tijuca Tênis Clube. Esse torneio é uma etapa inicial do Campeonato Estadual de Voleibol do Rio de Janeiro, no qual a equipe formada pelos Alunos do CN pretende representar a Marinha do Brasil.
A presença do Colégio Naval no evento foi enaltecida e incentivada pelo senhor Presidente da Federação de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro, o Coronel R1 Souto, que reforçou o convite de ter o nome da Marinha do Brasil nas competições do Estado.