Na manhã do dia 29 de janeiro, militares do Colégio Naval (CN) e autoridades da cidade de Angra dos Reis (RJ) participaram da tradicional cerimônia em homenagem aos brasileiros que pereceram no naufrágio do Encouraçado “Aquidabã”, ocorrido em 21 de janeiro de 1906.
Após a leitura da Ordem do Dia do Comandante do CN, o Capelão Naval proferiu uma alocução religiosa em memória das vítimas. Ao final do evento, o Comandante do CN, acompanhado do Secretário Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Angra dos Reis, Sr. Marco Oliveira, e da Presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Sra. Maria Helena Campos, realizou a aposição floral no monumento erguido na Ponta do Leste, em homenagem aos náufragos do “Aquidabã”.
Durante toda a cerimônia, organizada anualmente pelo CN, o Aviso de Instrução “Leva Arriba” permaneceu fundeado próximo ao local onde ocorreu o acidente, na Baía de Jacuecanga. Dentre as 113 vítimas, estavam o Comandante do navio, a tripulação e membros da comitiva ministerial que realizava estudos para construção de uma nova base naval naquela região.
Cerimônia realizada no monumento erguido em homenagem às vítimas do naufrágio
Comandante do CN e Secretário Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Angra dos Reis, durante aposição floral no monumento
Presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes e o Comandante do CN, durante aposição floral