Patrono do CIAW

Nascido em 29 de junho de 1838, no Rio de Janeiro, então capital do Império, Eduardo Wandenkolk é filho do Primeiro-Tenente da Armada José Eduardo Wandenkolk e da Senhora Martina Gomensoro Wandenkolk. Regiamente educado, ele seguiu os passos de seu pai, tornando-se Aspirante aos 14 anos.

 

Foi Oficial de navio, Comandante de Divisão de Esquadra; lutou bravamente na Guerra do Paraguai ao lado do Almirante Barroso quando esteve no Comando do Tramandahy por designação de ninguém menos que o baluarte e Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. Em 1869, o Almirante Wandenkolk foi nomeado Chefe do Estado-Maior da Armada — um justo reconhecimento por sua devoção à Força naval.

 

Foi ainda Senador por quatro mandatos, de 1890 a 1899, Ministro (Interino) das pastas de Guerra e de Relações Exteriores, e, finalmente, o primeiro Ministro da Marinha nomeado no Regime Republicano, período no qual iniciou um importante processo de reformulação dos Corpos e Quadros, além de ter sido um dos pioneiros na estruturação do Ensino Especializado da Marinha. São de sua lavra as diretrizes que se constituíram em base da organização atual dos cursos de especialização e de aperfeiçoamento técnico-profissional do pessoal da Marinha.

 

É calcado nesta grande visão no preparo profissional dos homens do mar e nos passos de lapidação do Ensino Especializado da Marinha do Almirante Eduardo Wandenkolk, morto em 03 de setembro de 1902, que o CIAW, enquanto instituição de ensino de nível superior, norteia sua missão: capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros — seja por meio de Cursos de Formação, Especialização ou Aperfeiçoamento — para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha.