Origem (1600) – Identificam-se duas versões para a origem do nome da ilha, a primeira é a que nela teria aportado, com avarias, um veleiro espanhol, que anunciava a venda de toda a sua carga, constituída de instrumentos agrícolas, para cobrir as despesas com reparos. Os compradores a designaram de Ilha das Enxadas. A segunda, e mais acreditada das versões, é a de que seria assim chamada, devido à grande quantidade de peixe enxada existente ao redor da ilha.
Ilha de Vaz Pinto (1619) – Em 1619, denominava-se “Ilha de Vaz Pinto”, devido a uma solicitação dos carmelitas ao Governador RUY VAZ PINTO, para a retirada de pedras que seriam utilizadas na construção de sua igreja e do convento, erguidos na atual Rua Primeiro de Março.
Ilha Particular (1760) – O Aviso de 18 de agosto de 1760, faculta a JOSÉ DOS SANTOS RABELO, edificar uma casa na Ilha das Enxadas, para recolher nela, toda a pólvora das naus, que viessem ao Rio de Janeiro.
Hospital dos Marinheiros Ingleses (1808) – Em 1808, a ilha era propriedade do Capitão FELIPE ANTONIO BARBOSA, o qual cedeu a ilha, por determinação do Príncipe Regente, para instalação do Hospital dos Marinheiros Ingleses, em virtude da vinda da esquadra que acompanhara a Família Real Portuguesa ao Brasil.
A Ilha é transformada em Lazareto (1817) – Com a vinda dos Batalhões de Voluntários Reais do Príncipe, em 1817, o Hospital dos Lázaros de São Cristóvão é transferido para a Ilha das Enxadas, permanecendo sob essa condição até 1823.
1823 – A Ilha das Enxadas retorna à posse de FELIPE ANTONIO BARBOZA.
1825 – A Ilha das Enxadas é arrendada ao Dr. ANTONIO MARTINS LAGE até 1832, quando foi adquirida pelo arrendatário. Nessa época a ilha recebeu trapiche de mercadorias, depósito de carvão e oficinas para pequenos reparos navais.
Incorporação ao Ministério da Marinha (1869) – Em 1868 foi iniciado o processo de aquisição da Ilha das Enxadas. A ilha estava hipotecada ao Banco do Brasil por 1450 contos de réis, sendo então transferida para o Estado em 9 de outubro de 1869, quando o Imperador D. Pedro II promulgou a Lei nº 1.735 que autorizava o Ministério da Marinha a adquirir a ilha.
Arsenal de Marinha (1871-1883) – Serviu como dependência do Arsenal de Marinha, sendo seus armazéns ocupados, principalmente, como depósitos de material de construção naval.
Vista parcial da Ilha das Enxadas, onde funcionou a Escola Naval, no período de 1881 a 1914 e de 1921 a 1938.
Escola de Marinha (1883-1887) – Em 18 de março de 1883, instalou-se a Escola de Marinha. A ilha sofreu uma grande remodelação, como a construção de banheiro para o ensino de natação, a construção do Prédio Colonial e a Iluminação a gás.
Criação da Escola Naval (1886-1914) – Em 1886 ocorreu a fusão da Escola Naval de Marinha com o Colégio Naval, passando a denominar-se Escola Naval.
1888 - Cruzador Barroso, tendo ao fundo a Ilha das Enxadas, então Escola Naval.
1888 - Foto tirada do mastro do Cruzador Barroso, tendo ao fundo a Ilha das Enxadas.
1888 - Cruzador Barroso desfraldando velas.
1888 - Turma de 2° ano do antigo curso preparatório da Escola Naval, sob comando do Alte Graduado ELIZIÁRIO JOSÉ BARBOSA.
1890 - Exercício de Infantaria com o Instrutor PERDIGÃO.
1901 - Festa comemorativa de 11 de junho.
1912 - Escola Naval com o seu Corpo de Alunos.
Escola de Grumetes e Profissionais (1914-1920) – Em junho de 1914 a Escola Naval foi transferida para Enseada de Tapera (Angra dos Reis), passando a funcionar as Escolas de Grumetes e de Profissionais na ilha.
1916 - Primeiro avião que a Aviação Naval possuiu - "C1".
1917 - O fotógrafo J. KFURI com o piloto BUINI.
Escola de Aviação Naval (1916-1924) – O decreto nº 12.167, de 23 de agosto de 1916, cria, na Ilha das Enxadas, a Escola de Aviação Naval, tendo sido construídos dois hangares e uma rampa para adequar a nova escola. Em 17 de junho de 1922, no centenário da Independência do Brasil, os aviadores navais portugueses ARTUR DE SECADURA CABRAL JUNIOR e CARLOS VIEGAS COUTINHO, que realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, pousaram com hidroaviões nas proximidades da Ilha das Enxadas.
1920 - Aviões "MACCHI-9", da Escola de Aviação Naval.
1920 - Visita do Presidente da República WENCESLAU BRAZ à Escola de Aviação Naval, em companhia do Ministro da Marinha ALEXANDRINO DE ALENCAR e do comandante ARISTIDES GUILHEM e seus Ajudantes de Ordens.
Escola Naval (1921-1938) – Em 1921 volta a Escola Naval para a ilha. As obras, entre outras, incluíram a construção de uma carreira para embarcações, melhoramentos das arquibancadas para a piscina e um conjunto de fire-control. No ano seguinte, o suprimento de energia elétrica passou a ser realizado pela Light and Power.
1921 - Em roupa de esporte, da esquerda para direita os aspirantes: JOÃO LAGO DINIZ JUNQUEIRA, LEVY ARAÚJO PAIVA MEIRA, MÁRIO COSTA FURTADO DE MENDONÇA, RAYMUNDO DA COSTA FIGUEIRA, ALVARO PEREIRA DO CABO e, fardado, o Aspirante do 4° ano THEDIM COSTA.
1922 - Time de futebol vice-campeão acadêmico do ano.
1923 - Um grupo de alunos. Da esquerda para a direita: ARMANDO JUNQUEIRA FERREIRA, AROLDO ZANY, STELIO GUARANÁ GUIA, RUY GUILHON PEREIRA DE MELLO, DJALMA GARNIER DE ALBUQUERQUE, AUGUSTO HAMANN RADEMAKER GRUNEWALD e SYLVIO HECK.
Escola de Educação Física (1925-1945) – É criada e instalada, em 1925, a Escola de Educação Física, a qual dividiu espaço com a Escola Naval, até o ano 1938, quando esta foi transferida para a Ilha de Villegagnon.
Corpo de Marinheiros (1939-1944) – Após algum período desocupada, a ilha começou a sofrer transformações em seus prédios. Então, no ano de 1939, criou-se o Corpo de Marinheiros, mais tarde denominado Quartel Central de Marinheiros, que seria transferido da Ilha em 1944.
Centro de Instrução Rio de Janeiro (1944) – O Aviso de nº 1.255, de 1944, denominou que o Centro de Instrução do Rio de Janeiro seria constituído pelas Escolas Almirante Wandenkolk e Almirante Tamandaré, pelo Departamento de Educação Física e pela Escola de Tática Antissubmarino.
Criação do CIAW (1945) – Em 1945, o Boletim nº 45 do Ministério da Marinha, publicou um esboço de organização para os Centros de Instrução, que foi ratificado pelo Decreto-lei nº 8.389, de 17 de dezembro de 1945, aprovando o funcionamento de dois Centros de Instrução: Almirante Wandenkolk, na Ilha das Enxadas, e Almirante Tamandaré em Natal – RN. Comemora-se então, no dia 17 de dezembro, o aniversário do CIAW, que recebeu esse nome em homenagem ao Almirante EDUARDO WANDENKOLK, Primeiro Ministro da Marinha no regime republicano e um dos pioneiros da estruturação de Ensino Especializado na Marinha. Após a criação do CIAW, várias obras foram realizadas: ginásio Almirante COX (1947), piscina (1947), Cais Sul (1961) e a capela (1967).
1947 - Pátio da Escola - Canhão de 120 mm.
Aqui se Formam Profissionais do Mar – Atualmente o CIAW possui cerca de 50.000m², divididos entre edificações, áreas de esportes e muita fauna e flora. O ensino é ministrado para os Cursos de Formação, Serviço Militar Voluntário e Obrigatório, para oficiais de diversos Corpos e Quadros da Marinha.
Dados Biográficos – O Almirante EDUARDO WANDENKOLK nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1838. Iniciou sua carreira em 28 de fevereiro de 1853, como Aspirante na Academia da Marinha, foi Oficial de Navio, Comandante de Divisão de Esquadra, Chefe do Estado-Maior da Armada e Ministro (Interino) das Pastas da Guerra e do Exterior, além de se tonar, posteriormente, Primeiro Ministro da Marinha após o advento da República.
Emitiu diretrizes, que se constituíram em base da organização atual dos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento Técnico-Profissional do Pessoal da Marinha. Com isso já mostrava grande visão no preparo do profissional do mar: “buscar o perfeito equilíbrio entre as necessidades de uma sólida Formação Militar Naval e as de uma continuada e persistente busca do aprimoramento da plena capacidade profissional”.
É patrono do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, cujo lema é:
CIAW - Eficiência, cultura e tradição.
Ilha das Enxadas - Centro de Instrução Almirante Wandenkolk.