CIAW celebra 180º aniversário de seu Patrono, Almirante Wandenkolk

Em 29 de junho de 2018, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou Cerimônia alusiva ao 180° aniversário do seu Patrono, o Almirante Eduardo Wandenkolk. Homem a frente de seu tempo, ele foi um dos pioneiros na estruturação do Ensino Especializado da Marinha.

Por ocasião da solenidade — em que esteve presente toda a Tripulação do Centro de Instrução, além de alunos do Curso de Aperfeiçoamento Avançado (C-ApA) e do Curso de Formação de Oficiais (CFO) —, foi realizada leitura de exortação à carreira exemplar do Almirante Wandenkolk e Aposição Floral junto à estátua do Patrono do CIAW, na Ilha das Enxadas.


Guarda-Marinha (T) Fellipe Romão Sousa Correia, do CFO-2018,
lê exortação em tributo ao Almirante Wandenkolk

As homenagens prosseguiram no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com aposição de coroa de flores no túmulo do Almirante Wandenkolk.


Cerimônia de Aposição Floral no túmulo do Patrono do CIAW, no Cemitério São João Batista

Nascido em 29 de junho de 1838, o Almirante Eduardo Wandenkolk tornou-se aspirante aos 14 anos; foi Oficial de Navio, Comandante de Divisão da Esquadra e lutou bravamente na Guerra do Paraguai, ao lado do Almirante Barroso.

Foi ainda Chefe do Estado-Maior da Armada; Senador por quatro mandatos; Ministro das pastas da Guerra e das Relações Exteriores; e, finalmente, o primeiro Ministro da Marinha no Regime Republicano — período no qual iniciou a reformulação dos Corpos e Quadros, emitindo diretrizes que se constituíram em base da organização atual dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento técnico-profissional do pessoal da Marinha.