Revistas Navais

Abas primárias

REVISTAS NAVAIS

 

  :: NOMAR
Periódico com o propósito de valorizar o trabalho marinheiro, divulgando os fatos e as atividades da nossa Força, contribuindo para um rico acervo histórico da Instituição.
   
  :: MARINHA EM REVISTA

 

Marinha em Revista propõe-se a mostrar o trabalho que é feito, diuturnamente, em prol do preparo e emprego do Poder Naval; o desenvolvimento tecnológico da Marinha do Brasil; suas operações específicas nos diversos cenários; as atividades em prol da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar; as participações em missões de paz; o apoio que presta à sociedade em ações cívico-sociais e em calamidades públicas; e, por fim, as peculiaridades de sua logística.
   
  :: ÂNCORA SOCIAL
Periódico com a finalidade de divulgar as ações sociais realizadas pela Marinha do Brasil, em proveito dos seus militares e servidores civis.
   
  :: INFORMATIVO CULTURAL
Publicação da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
   
  :: REVISTA DOCM
Esta Revista tem o propósito de divulgar os principais projetos e obras desenvolvidos pela Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM), bem como apresentar artigos técnicos relacionados à construção civil, com aplicação nas obras desenvolvidas na Marinha do Brasil (MB).
   
  :: INFORMATIVO SARM
Informativo do SARM - o Serviço de Assistência Religiosa da Marinha tem por finalidade prestar assistência religiosa e espiritual aos militares, aos servidores civis das Organizações Militares (OM) e as suas famílias, colaborando com as atividades de educação moral realizadas na MB.
   
  :: PESQUISA NAVAL

 

A Revista Pesquisa Naval (RPN) é um periódico científico de publicação anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas científica, tecnológica e de inovação, cujos temas sejam pertinentes às áreas de interesse da Marinha do Brasil. é publicado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) e avaliado pelo Sistema de Classificação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais (QUALIS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
   
  :: PUBLICAÇÃO PESQUISA NAVAL
A publicação "Pesquisa Naval - Informativo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha" é um periódico de edição quadrimestral, que trata das atividades de CT&I desenvolvidas pela MB. No informativo, que pretende ser também um instrumento de conexão com a comunidade científica, poderão ser observados os principais esforços e conquistas da MB na área.
   
  :: CLUBE NAVAL
Boletim e Revista do Clube Naval.
   
  :: APRAMA

 


 
A Aprama – Associação Almirante Prado Maia, é uma agremiação formada principalmente por oficiais do Corpo Auxiliar da Marinha, que se propõe a fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre seus sócios, suas famílias e a comunidade naval. E com tal propósito, anualmente a entidade põe à disposição de seus sócios um calendário de eventos nos quais oferece um ambiente de alegria e companheirismo entre oficiais da ativa e da reserva, seus cônjuges, parentes e amigos, além de novas alternativas em termos de relacionamento social.
   
  :: INFO CIRM
Publicação quadrimestral da SECIRM (Secretaria de Comissão Interministerial para os Recursos do Mar)."
   
  :: NAVIGATOR
A Revista NAVIGATOR é dirigida a professores, pesquisadores, alunos de história e militares de Marinha, com o propósito de promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima no meio acadêmico.
   
  :: INFORMATIVO DOCM

 


 

Por ocasião da comemoração do 35º aniversário de criação da DOCM, temos a grata satisfação de editar este INFORMATIVO, que tem o propósito de divulgar uma síntese dos principais projetos e obras desenvolvidos por nossa Diretoria. Assim, ele busca retratar o esforço despendido por profssionais que se dedicam integralmente ao cumprimento da nossa honrosa tarefa de elaborar normas, procedimentos, especifcações e instruções técnicas para as atividades de engenharia e arquitetura voltadas às obras civis da Marinha. Desta forma, a DOCM vem contribuindo para construir, hoje, em sólidos alicerces, a Marinha do futuro.
   
  :: O FAROL
Informativo "O Farol" do Comando do 2º Distrito Naval
   
  :: CIAGA EM FOCO

 


 

Foi concebido com o propósito de melhorar a comunicação interna. Na segunda edição, todos puderam entender a relevância do Almirante Graça Aranha, e o porquê da justa homenagem que lhe foi prestada. Já na edição de Natal, mudanças gráficas começaram a ser implementadas, a quarta edição foi de grande importância por dois motivos. Primeiro porque trouxe como destaque a assinatura do Termo de Cooperação entre a Petrobrás e o Comando da Marinha. Assim todos entenderam a importância e a relevância das tarefas realizadas pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O segundo, porque passamos a contar com o apoio dos alunos que editam o jornal da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM): O Pelicano.
   
  :: VILLEGAGNON

 
A Revista de Villegagnon tem como propósito incentivar a produção intelectual dos Professores, Instrutores, Oficiais, Guardas-Marinha, Aspirantes e Praças da Instituição de Ensino Superior mais antiga do Brasil, trazendo novidades no campo do conhecimento acadêmico e profissional relevantes à formação dos futuros "Sentinelas dos Mares" de nossa Marinha.
   
  :: REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA
A revista é uma publicação oficial da Marinha do Brasil desde 1851. Com edição trimestral, apresenta artigos de autores nacionais e estrangeiros sobre assuntos históricos, técnicos e estratégicos.
   
  :: A RESSURGÊNCIA
A Ressurgência" tem pretensão de permitir a seus leitores o acesso a conhecimentos relacionados aos projetos em desenvolvimento no IEAPM, bem como servir de meio de divulgação dos principais eventos aqui realizados.
   
  :: O PERISCÓPIO
A revista "O Periscópio" tem como finalidade a divulgação de assuntos relativos às atividades de submarino, de mergulho e de operações especiais.
   
  :: O PASSADIÇO
Foi comemorado o jubileu de prata da Revista "Passadiço", que permanece horando as melhores tradições de excelência profissional do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão(CAAML).
   
  :: NOTANF
Trata-se de um periódico trimestral, que apresenta notícia e eventos do Corpo de Fuzileiros Navais ocorrido no período.
   
  :: A MACEGA
A MACEGA é uma publicação do Comando da Força Aeronaval, distribuída com periodicidade trimestral. Apresenta as atividades realizadas pelo Comando da Força Aeronaval.
   
  :: REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL

 


 

A Revista da Escola de Guerra Naval é um periódico especializado que tem como objetivo publicar, disseminar e promover o intercâmbio, em níveis nacional e internacional, de conhecimentos nas seguintes áreas de concentração: Ciência Política; Geopolítica; Defesa; Estratégia; Relações Internacionais; Direito Internacional e Gestão. Este periódico visa a proporcionar uma maior integração entre a Marinha do Brasil e a sociedade acadêmica, publicando textos científicos e acadêmicos.
   
  :: NOTíCIA DE BORDO
Esta sendo lançado o novo periódico, criado com o propósito de ampliar as divulgação das ações socias e das diversas facilidades oferecidas à Família Naval. Terá periodicidade trimestral e tiragem de 180.000 exemplares, o que permitirá contemplar todos os militares ativos e inativos, servidores civis e pensionistas da Marinha.
   
  :: O ANFÍBIO

 


 

A primeira revista foi editada em setembro de 1939 com o nome “O Naval”, circulando até 1943. Em março de 1954, surgia o primeiro jornal dos Fuzileiros “O Anfíbio”, publicado até 1977. Aproveitando esta última denominação, a partir de 1961, iniciou-se a edição da Revista dos Fuzileiros Navais, “O Anfíbio”, em circulação até hoje. Destina se a divulgar a doutrina anfíbia e o moderno emprego de Forças de Fuzileiros Navais, difundir a história e tradições do Corpo de Fuzileiros Navais, e constituir-se em foro para debate de idéias que estimulem o aperfeiçoamento técnico- profissional.
   
  :: INFORMATIVO MARÍTIMO
A Revista Arquivos Brasileiros de Medicina Naval foi criada pelo Aviso nº 1070, de 19 de junho de 1939.
   
  :: AVIAÇÃO NAVAL
Revista de periodicidade semestral, editada pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), voltada exclusivamente à difusão de conceitos, estudos, experiências pessoais e desenvolvimento tecnológico relacionados com a Segurança de Aviação.
RAN há 39 anos comprometida com a Segurança de Aviação na MB.
   
  :: O CONVÔO
Jornal tipo tablóide de periodicidade trimestral, editado pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM).
Comprometido com a Segurança de Aviação.
O CONVOO - Uma eficaz ferramenta de auxílioà prevenção de acidentes aeronáuticos da Marinha.
   
  :: ÂNCORAS E FUZIS
A revista Âncoras e Fuzis é um consagrado periódico do Corpo de Fuzileiros Navais, editado pelo CDDCFN (Comando de Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais). A revista tem como objetivo apresentar ao público da MB aspectos referentes à Doutrina e aos seus relacionamentos com a formação de Recursos Humanos e ao Material dos Fuzileiros Navais.
   
  :: O VETERANO
O Veterano é um periódico trimestral, que tem como propósito divulgar as atividades da Associação de Veteranos do CFN, bem como, difundir a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais.
   
  :: REVISTA PAGMAR
A Revista esforça-se para publicar matérias e estudos de alta qualidade que tenham o objetivo de divulgar as produções nas áreas das ciências sociais aplicadas, especialmente no que se referem a Ciências Contábeis e Econômicas, Finanças e Direito Financeiro, com possíveis reflexos na atividade de Pagamento de Pessoal.