Arsenal promove campanha de prevenção ao câncer de próstata no Novembro Azul

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) celebrou o Novembro Azul promovendo uma grande campanha contra o câncer de próstata. Diariamente, foram divulgadas notas informativas sobre a doença, incentivando a realização dos exames necessários para sua prevenção. Em 21 de novembro, o auditório ficou lotado para uma palestra em que os tripulantes receberam informações sobre a incidência, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer.

Para o Capitão de Fragata (MD-RM1) Paulo Roberto Floriano, urologista do Hospital do AMRJ, a melhor orientação é que os homens não deixem de fazer o exame de toque retal por preconceito ou vergonha. O exame é indicado para homens com mais de 50 anos, ou com mais de 45 anos, se tiver algum histórico da doença na família.

No caso do câncer de próstata, é essencial que se faça o controle anual com um urologista, inclusive com a dosagem do hormônio PSA, pois se trata de uma doença que se desenvolve lentamente e não apresenta sinais iniciais. Ao fim da palestra, vários participantes realizaram perguntas, tirando dúvidas relacionadas às consequências do tratamento, aos exames que precisam ser realizados e aos principais grupos de risco.