NAS promove palestra sobre saúde financeira no AMRJ

 

Encerrando suas atividades anuais programadas, o Núcleo de Assistência Social (NAS) promoveu, no dia 29 de novembro, a palestra "Repensando minhas finanças: como alcançar a saúde financeira?". A palestrante, Dra. Flávia Freitas, Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro e Subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON), ressaltou a importância do diálogo e da conscientização para evitar o processo de endividamento.

A apresentação da Dra. Flávia, compartilhando conhecimento e experiência, abordou temas como consumo, contrato bancário, créditos (cartão de crédito, cheque especial e empréstimo consignado), reserva de emergência, orçamento, negociação de dívidas, endividamento e superendividamento. A Defensora Pública também discorreu sobre as intervenções necessárias à organização e ao planejamento financeiro, esclareceu dúvidas jurídicas e orientou quanto à busca de informações em sites específicos e ao uso do crédito de forma consciente.

A Servidora Civil Mirian de Almeida Souza (AMRJ-252), que compareceu ao evento, afirmou que já esteve em situação de endividamento e que conseguiu se reorganizar quando obteve ajuda de amigos para fazer o planejamento financeiro citado na explanação. E agora, com os novos ensinamentos, poderá aperfeiçoá-lo.