Núcleo de Assistência Social/NAS do AMRJ desenvolve ações de apoio no enfretamento à pandemia da COVID-19

 

O Núcleo de Assistência Social do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (NAS/AMRJ), sob a supervisão da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), está inserido na Operação “Grande Muralha” da Marinha do Brasil (MB), com a missão de prestar apoio efetivo à Família Naval, priorizando as demandas relacionadas aos casos de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) e realizando ampla divulgação nas OM apoiadas, o Arsenal de Marinha e a Diretoria Industrial da Marinha (DIM).

A equipe do NAS/AMRJ está atuando na modalidade de teleatendimento nos casos relacionados à COVID-19, visando identificar necessidades e apoiar a tripulação no período de distanciamento social essencial à prevenção, além de priorizar a segurança dos profissionais e dos usuários atendidos no Hospital do Arsenal (HAMRJ) e em outras unidades de saúde, afastados por sintomas do novo coronavírus. Essa nova prática facilitou o acesso direto à equipe de Assistentes Sociais do Núcleo, através de telefones funcionais e utilização do aplicativo Whatsapp, possibilitando ao usuário acionar o atendimento da sua residência e receber e enviar documentos sem o comparecimento ao espaço físico do NAS.

A disseminação dos programas e projetos de Assistência Social desenvolvidos pelo NAS/AMRJ foi ampliada e nesse cenário de vulnerabilidade social, devido aos impactos da COVID-19, destaca-se o Programa de Apoio Socioeconômico. Entre as várias ações que o integram, ressalta-se a doação de cestas básicas também àqueles que, em decorrência dos efeitos do atual contexto, estejam em situação de endividamento e dificuldades financeiras, necessitando de suporte direto.

O acolhimento, apoio e orientações são fundamentais ao enfrentamento à pandemia da COVID-19 e suas consequências. O NAS do AMRJ trabalha para contribuir, ainda mais, com a melhoria da qualidade de vida de Militares e Servidores Civis do Arsenal de Marinha e da DIM.