Escola Técnica do Arsenal de Marinha forma 30 novos técnicos

 

A Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM) realizou, no dia 12 de julho, a Formatura de sua 30a Turma, composta por 30 novos técnicos, sendo 10 em Eletrotécnica, 09 em Eletrônica, 06 em Estruturas Navais e 05 em Mecânica. Além dos diplomas de conclusão dos cursos técnicos, os formandos receberam o registro de habilitação profissional pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ).

Os melhores colocados de cada habilitação foram agraciados com prêmios escolares e o melhor colocado geral recebeu também o Prêmio “Diretoria de Engenharia Naval”. O Patrono da Turma, Engenheiro Gerson de Freitas, foi homenageado pelos alunos e, como Coordenador do Programa de Reativação da Escola Técnica, em 2002, ratificou a grande satisfação pela indicação de seu nome e orientou os formandos a cultivar o hábito do estudo e a buscar atualização constante, sonhar e trabalhar duro para tornar o sonho realidade.

Na Ordem do Dia No 1/2018, alusiva ao evento, o Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) LIBERAL, ressaltou a qualificação teórica ministrada pela ETAM em sala de aula; as atividades extracurriculares e o treinamento prático nos laboratórios da Escola, nas Oficinas do Arsenal e a bordo dos navios da Marinha que realizam seus períodos de manutenção na OM; que proporcionam aos alunos o aumento da capacidade intelectual, a familiarização com as atividades industriais da área naval e a maturação profissional dos formandos em um menor espaço de tempo. Destacou ainda, que, desde sua reativação, em 2002, até hoje, a ETAM formou 1743 técnicos, e vem ampliando suas atividades, com a execução de Estágios de Qualificação coordenados pela Diretoria Industrial da Marinha,  cujo objetivo é  capacitar pessoal da Marinha do Brasil  para a execução de ações específicas nos reparos de equipamentos e sistemas industriais.

Estiveram presentes à Cerimônia o Vice-Almirante (Rm1) Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, Diretor Técnico-Comercial da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o Engenheiro Luiz Antonio Cosenza, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro e a Sra. Simone Nogueira Vieira da Silva, Diretora da Escola Técnica de Estudos do Mar, entre outras autoridades, convidados, familiares dos alunos e representantes do AMRJ.