Arsenal de Marinha realiza corte do casco do Submarino “Tamoio”

 

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, em 08 de dezembro, o corte do casco do Submarino “Tamoio” (S31), na presença do Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão. O corte, efetuado entre as seções 10/20, marca a fase inicial do segundo Período de Manutenção Geral (PMG) do Submarino, que se prepara para retornar ao mar no segundo semestre de 2019.

Neste segundo PMG, serão realizados diversos serviços importantes, dentre os quais se destacam a revisão geral dos Motores de Combustão Principais e dos geradores, dos sistemas de ar comprimido e hidráulico, dos equipamentos eletrônicos e sensores, bem como a troca das baterias. O Sistema de Combate será modernizado, com a instalação do AN-BYG, que capacitará o Submarino “Tamoio” a efetuar o lançamento de torpedos MK-48.

O AMRJ é um dos poucos estaleiros da América Latina com capacidade técnica para a realização deste tipo de corte, fundamental para possibilitar a retirada dos equipamentos de grande porte. Esta é a sétima vez que o Arsenal corta o casco de um submarino, tendo realizado este procedimento em meios da Marinha do Brasil e no Submarino “Santa Cruz”, da Armada da República da Argentina. Após o Período de Manutenção, o “Tamoio” estará pronto para iniciar outro Ciclo Operativo, registrando mais um marco na história do primeiro submarino fabricado no Hemisfério Sul, tendo sido construído pelo próprio AMRJ.