Corpo de Engenheiros da Marinha celebra 133º aniversário de criação

 

20/04/2023

O Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) celebrou 133 anos de existência em Cerimônia Militar realizada no dia 12 de abril, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). O evento, presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, contou com as presenças do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; do ex-Ministro de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Celso Luiz Nazareth; e membros do Almirantado, entre outras autoridades.

O Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e Decano do Corpo, Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionízio Alves, destacou, na Ordem do Dia alusiva à data, que “o CEM mantém inabalável o objetivo de contribuir para a formação e manutenção de um Poder Naval moderno, dissuasivo e eficaz, compatível com a grandeza do nosso país”. Ressaltou, ainda, que “desenvolver tecnologia, prospectar e manter capacitação tecnológica são prioridades do CEM para fazer frente aos desafios que atualmente associam conhecimento e desenvolvimento tecnológico à projeção de poder”.

Na mensagem ao CEM, o Comandante da Marinha enfatizou que “no momento em que desponta a retomada da construção naval no País, cônscios dos desafios e das oportunidades do porvir, “marque e governe assim”, rumo à excelência técnica e ao empreendedorismo. Inspirados pela memória do seu Patrono, o Contra-Almirante (EN) João Candido Brasil, mantenham-se fiéis ao legado de êxito até aqui alcançado. Dessa forma, auguro profícua navegação e futuro alvissareiro à Engenharia da Marinha”.

Na cerimônia foram realizadas, também, a imposição de Medalhas Mérito Engenharia da Marinha e a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito da Engenharia, que destinam-se a reconhecer publicamente os militares da ativa que se destacaram por dedicação exemplar à profissão e pelo interesse no aprimoramento de sua atuação na área de engenharia, e militares e agraciados civis e de outras instituições que contribuíram para o desenvolvimento e a valorização da Engenharia da Marinha, respectivamente.