Corpo de Engenheiros da Marinha comemora seu 129º aniversário

Cerimônia alusiva aos 129 anos do Corpo de Engenheiros da Marinha

 

O Corpo de Engenheiros da Marinha celebrou 129 anos de existência em Cerimônia Militar realizada em 12 de abril, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

O Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho, exaltou em sua Ordem do Dia o comprometimento e o trabalho dedicado dos integrantes do Corpo, destacando a recente participação do CEM em feitos relevantes como o lançamento ao mar do Submarino “Riachuelo”, o recebimento do PHM “Atlântico” e as avaliações técnicas para obtenção das Corvetas Classe “Tamandaré”.

Já a mensagem do Comandante da Marinha manifestou o “reconhecimento aos profissionais que laboram com dedicação, projetando, construindo e mantendo os nossos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, além daqueles que labutam na construção civil e na arquitetura, bem como em pesquisas científicas e tecnológicas”. Ressaltou ainda “a importância deste seleto grupo para a soberania do nosso País na busca da nossa afirmação como nação autossuficiente em diversos segmentos da indústria militar naval”.

A cerimônia contou com a entrega dos Diplomas de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha a militares e civis da MB e de outras instituições que contribuíram para o desenvolvimento e a valorização da Engenharia da Marinha, além da imposição da Medalha Naval de Serviços Distintos ao Vice-Almirante (RM1-EN) Sydney dos Santos Neves por suas qualidades e valor na prestação de serviços meritórios à Marinha. Estiveram presentes ao evento o Comandante da Marinha, o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Ex-Ministros e Ex-Comandantes da Marinha e vários membros do Almirantado.